Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual descarta 1 tonelada e 300kg de alimentos de filial do Supermercado Extra

11.06.2015 - 18:44
site_1434059041.16.jpg

Em nova ação da Operação Secos e Molhados, fiscais do Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, e policiais da 40ª DP (Honório Gurgel) realizaram, nesta quinta-feira (11/06), uma vistoria na filial dos Supermercados Extra da Avenida dos Italianos, 450, Rocha Miranda. Alvo de denúncias, o estabelecimento continha mais de uma tonelada e 300kg de alimentos impróprios para o consumo – a maior parte composta de linguiças encontradas em um local com baratas. Os insetos estavam por todo o depósito. A fiscalização determinou a troca do produto junto ao fornecedor.

O gerente do estabelecimento foi levado para a 40ª DP para prestar depoimento. Ele vai responder a um inquérito em liberdade. O supermercado autuado já é alvo de outros inquéritos na 40ª DP para apurar diversas irregularidades. Entre outros produtos descartados na ação de hoje, estão 2kg e 100g de salsicha vencida encontrada na área de vendas, 800g de uva passa com a embalagem violada e 375kg e 14g bacalhau fora da especificação de armazenagem.O certificado de potabilidade da água do estabelecimento havia vencido em 28 de fevereiro deste ano. O supermercado não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros e tem 48h para levá-lo a sede do Procon Estadual. Caso isso não ocorra, o estabelecimento será interditado.

Balanço da Operação Secos e Molhados:

- Extra (Avenida dos Italianos, 450, Rocha Miranda): 2kg e 100g de salsicha vencida encontrada na área de venda; 6kg de margarina fora da especificação; divergência de preço do iogurte: R$ 7,49 na gôndola e R$ 9,99 no caixa; ausência do Livro de Reclamações; 800g de uva passa com a embalagem violada; certificado de potabilidade da água vencido em 28/02/2015. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para corrigir esse problema, sob pena de interdição. O mesmo prazo vale para o certificado de dedetização, vencido em 08/04/2015; ausência de certificado do Corpo de Bombeiros, os fiscais deram um prazo de 15 dias para apresentar o documento, sob pena de interdição; 1.000kg e 15kg de linguiça encontrada com muitas baratas; 357kg e 14g de bacalhau fora da especificação de armazenagem; peixe com manipulação direta do consumidor.

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Secos e molhados:

SRZD

Portal do Consumidor
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil