Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita três estabelecimentos por armazenamento irregular de botijões de gás

21.10.2015 - 18:11
IMG-20151021-WA0007_1445459792.74.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta quarta-feira (21/10), uma fiscalização em estabelecimentos comerciais de Queimados, na Baixada Fluminense. Os fiscais vistoriaram treze estabelecimentos, dos quais onze foram autuados. Destes, três foram interditados. Cerca de 490kg de alimentos impróprios ao consumo foram descartados pelos fiscais - em sua maioria, margarina mal armazenada e produtos vencidos.

Um dos locais interditados foi o Mercadão do Pão, localizado na Rua Dr. Eloy Teixeira, 456. Os fiscais encontraram no local 19 botijões de gás, sendo seis conectados e 13 armazenados. Pela irregularidades, eles lacraram os fornos, fogões e as fritadeiras. Além da ausência do certificado do Corpo de Bombeiros, o local não possuía o certificado de potabilidade da água, de dedetização e nem o alvará de funcionamento. Outros nove botijões foram encontrados nos restaurantes Dois Amigos (Rua Padre Marques, 26) e Ki Delicia (Rua Pedro Jorge, 141). Ambos não apresentaram certificado do Corpo de Bombeiros nem alvará de funcionamento. Estes três estabelecimentos que armazenavam botijões de gás de forma irregular foram interditados.

Na Casa do Sabão (Av. Pedro Jorge, 119), os fiscais descartaram 300kg de margarina mal armazenada. Outros 57 kg de margarina em temperatura não condizente com o determinado pelo fornecedor foram descartados no Supermercado Maringá (Estrada do Lazaredo, 665).

Não foram encontradas irregularidades na Padaria Sonho de Queimados (Av. Dr. Pedro Jorge, 784) e em uma filail das Drogarias Pacheco (Av. Irmãos Guinle, 1105).

Balanço da Operação Rescaldo

1 - Supermercado Novo Mundo (Rua Vereador Marinho H. Oliveira, 150): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. (Prazo de 48 horas para apresentação sob pena de interdição).

2 - Casa do Sabão (Av. Pedro Jorge, 119): Vencidos: 6kg de massa para lasanha; 2kg e 850g de cream cheese; 2kg e 600g de queijo prato. Sem especificação: 9kg de aparas de frios (queijo e presunto). Produto acondicionado fora da especificação de temperatura definido pelo fabricante (2 a 16 graus Celsius): 300kg de Margarina estocada em área não refrigerada à 27 graus Celsius e 2kg carne moída estocada junto à máquina de moer.

3 - Supermercado Maringá (Estrada do Lazaredo, 665): Produtos mal armazenados, em temperatura não condizente com o determinado pelo fornecedor: 5 caixas e meia de margarina com 12 unidades de 500g; 4 caixas de margarina com 24 unidades de 250g. Ausência do Livro de Reclamações.

4 - Drogaria 100% (Estrada do Lazaredo, 645): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. (Prazo de 48 horas para apresentação sob pena de interdição). Ausência do cartaz do Disque 151, de exemplar do CDC para consulta e da listagem atualizada de preços dos medicamentos (apresentada a de 2014). Não havia farmacêutico ou técnico no ato da fiscalização.

5 - Restaurante Dois Amigos (Rua Padre Marques, 26): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água e de dedetização. Foram encontrados quatro botijões, dois em uso e dois vazios estocados. Estabelecimento interditado.

6 - Varandão Restaurante (Av. Irmãos Guinle, 849): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. (Prazo de 48 horas para apresentação sob pena de interdição).

7 - Ki Delicia Restaurante (Rua Pedro Jorge, 141): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Não há emissão de nota fiscal. Havia cinco botijões de gás em uso na cozinha. Estabelecimento interditado até que sane as irregularidades.

8 - Hortifruti (Av. Doutor Pedro Jorge, 131): Ausência de Alvará de Funcionamento. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de dedetização (Prazo de 48 horas para apresentação).

9 - Supermercado Nsa Sra de Aparecida (Av Dr Pedro Jorge, 784): Vencido: 2 kg de anéis de lula; 11kg de ponta de agulha; 25kg de carne moída previamente na área de venda e na câmara frigorifica. Salgados diversos expostos à manipulação direta ao consumidor. Ausência do certificado de potabilidade da água, prazo de 15 dias para apresentar. Ausência do Livro de Reclamações. Ossos, sebos e restos armazenados no piso da câmara. Péssimas condições de higiene e limpeza da câmara frigorífica e área de manipulação prazo de 24 horas para realizar limpeza e organização sob pena de interdição.

10 – Extra (Rua Eloy Teixeira, 370): Vencidos: 30 kg de salmão; 40 kg de corvina. Sem especificação: 3 kg de namorado. Bueiro sem tampa área de estoque (24 horas para sanar). Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. (Prazo de 48 horas para apresentação sob pena de interdição). Estoque em geral (15 dias para melhorias). Câmara frigorifica, 30 dias para melhorias das condições de higiene.

11 - Mercadão do Pão (Rua Dr. Eloy Teixeira 456): 19 botijões de gás, sendo seis conectados e 13 armazenados. Foram lacrados os fornos, fogões e fritadeiras. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros; potabilidade da água; dedetização; alvará de funcionamento. Interditado ate sanar irregularidades.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil