Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Devido a botijões de gás, Procon Estadual interdita três estabelecimentos na Zona Norte

27.10.2015 - 17:28
20151027_111146edt_1445974112.64.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta terça-feira (27/10), uma fiscalização em estabelecimentos na Zona Norte do Rio para verificar o armazenamento de botijões de gás. Na Operação Repescagem os agentes vistoriaram locais já autuados anteriormente pelo Procon Estadual. O retorno dos fiscais ocorreu nos estabelecimentos que não apresentaram, no prazo determinado pela fiscalização, o certificado do Corpo de Bombeiros ou ainda não haviam solucionado ou informado sobre a regularização dos problemas encontrados. Onze dos vinte locais fiscalizados hoje ainda não se adequaram.

A Pensão Jaleco, localizada na Rua São Francisco Xavier, 555, na Tijuca; o Bistrô Rio, localizado na Rua Silva Rabelo, 48, no Meier; e o GM Silva Couto Restaurante e Lanchonete, no Largo Aluno Horário Lucas, 35, na Tijuca, foram interditados. Nenhum dos três apresentou o laudo do Corpo de Bombeiros que deviam ao Procon Estadual e os fiscais encontraram botijões de gás armazenados e/ou sendo utilizados de forma irregular nos três restaurantes.

Os fiscais deram o prazo de 30 dias para seis estabelecimentos apresentarem o laudo do Corpo de Bombeiros autorizando o funcionamento com gás canalizado nesses restaurantes. Todos eles passaram por obras da CEG e precisam de um novo laudo emitido pelos Bombeiros.

Os estabelecimentos que estavam com probemas e agora se encontram em situação regular são: Girão dos Pães (Rua 24 de Maio, 1335 – Méier); Quente Toda Hora (Rua Domingos Lopes, 795 – Madureira); Point do Frango (Av. Mananciais, 821 – Taquara); Supermercado Charme (Av. São Paulo, 1659 - São Gonçalo); Supermercado Master (Av. Alzira Vargas, 06 - São Gonçalo); Chicos Bar (General Canabarro, 119); Padaria Hespanhol do Barreto (Rua Dr. March, 281 - Barreto); Rio 40 Graus (Rua Felipe Camarão, 10) e Pastelaria Koong (Rua Camerino, 8 – Centro).

Balanço da Operação Repescagem

1 - Pensão Jaleco (Rua São Francisco Xavier, 555): Interditado. Ausência do laudo do Corpo de Bombeiros e presença de dois botijões de gás no local engatados nos equipamentos.

2 - Bistrô Rio (Rua Silva Rabelo, 48 – Meier): Interditado. Ausência do laudo do Corpo de Bombeiros e presença de dois botijões de gás no local, um engatado e outro estocado.

3 - Nossa Padaria (Rua São Francisco Xavier, 665): Presença de botijão estocado. Determinada a imediata retirada do local.

4 - Gartes Sorvetes (Rua São Francisco Xavier, 543): Por estar constatada obra da CEG e ter sido realizada instalação interna de gás, fica determinado o prazo de 30 dias para efetiva regularização.

5 - Delírios a Kilo (Rua São Francisco Xavier, 545): Por estar constatada obra da CEG e ter sido realizada instalação interna de gás, fica determinado o prazo de 30 dias para efetiva regularização.

6 - Lanchonete Porto Antigo(Rua São Francisco Xavier, 543): Por estar constatada obra da CEG e ter sido realizada instalação interna de gás, fica determinado o prazo de 30 dias para efetiva regularização e apresentação de do laudo do Corpo de Bombeiros.

7 - Rijo's (RuaSão Francisco Xavier, 539): No local há uso de cilindros de gás em área externa arejada. O laudo de exigência do Corpo de Bombeiros é omisso quanto à utilização de gás GLP. Foi dado prazo de 30 dias para regularização do laudo de exigência.

8 - Beija Flor (Rua São Francisco Xavier, 539): O laudo de exigência proíbe a utilização de gás GLP. Foi determinada a retirada imediata de oito botijões.

9 - Lanchonete e Caldo de Cana (Rua São Francisco Xavier, 467): Retirado os botijões e já com gás de rua. Prazo de 30 dias para apresentar Certificado do Corpo de Bombeiros para utilização do gás encanado.

10 - Brotos Bar (Rua Luiz Gama, 5): Por estar constatada obra da CEG e ter sido realizada instalação interna de gás, fica determinado o prazo de 30 dias para efetiva regularização e apresentação de do laudo do Corpo de Bombeiros.

11 - GM Silva Couto Restaurante e Lanchonete (Largo Aluno Horário Lucas, 35 – Tijuca): Dois botijões de gás no local. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Local interditado.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil