Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 10 estabelecimentos nos bairros do Recreio, Centro e Penha

28.07.2016 - 18:18
20160728_112448edtedt2_1469740659.52.jpg

Procon Estadual autua 10 estabelecimentos nos bairros do Recreio, Centro e PenhaForam descartados 28 potes do sorvete Ben Jerry’s no Supermercado Zona Sul do RecreioO Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou, nesta quinta-feira (28/02), uma nova etapa da Operação Mutley. Os fiscais vistoriaram 11 estabelecimentos. No Recreio e na Penha foram quatro supermercados e dois restaurantes. Já no Centro foram cinco filiais de redes de fast food. O único estabelecimento que não apresentou problemas foi o Burger King, na Av. Rio Branco, 102, Centro.

No Supermercado Zona Sul localizado na Av. das Américas, 16.237, Recreio, a fiscalização descartou 28 potes de 120g de sorvete Ben Jerry’s e 865g de asa de frango, que estavam vencidos. Os fiscais também jogaram fora o conteúdo de cinco caixas de produtos que estavam armazenados em contato direto com o chão, contrariando o que determina a lei: duas de berinjela, duas de tangerina e uma de pimentão. O supermercado não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros e a fonte utilizada nos preços da promoção do cartão Zona Sul estava maior que o preço normal do produto, o que pode levar o consumidor ao erro.

No restaurante Império Gourmet (Praça Panamericana, Penha), a cozinha estava com azulejos quebrados e havia lixeiras sem pedal. A câmara frigorífica apresentava ferrugem e fissuras no piso, além de não ter pallets. O estabelecimento tem 30 dias para resolver estas irregularidades. Caso isso não ocorra, ele será interditado. No local, os fiscais descartaram 2kg e 400g de bife à milanesa, 1kg e 600g de empadão de frango, 300g de 200g de bacalhau que estavam sem prazo de validade. Não havia cardápio em braile nem o preço do quilo do prato (o restaurante éself service). A dedetização estava vencida e a fiscalização determinou que a lanchonete dedetize o ambiente e apresente no Procon-RJ um novo certificado em até 24 horas.

No Bob’s da Av. Rio Branco, 177, Centro, os fiscais descartaram 5kg e 170g de produtos sem especificação do prazo de validade, entre batata para fritar congelada, filé de frango, frango empanado, stick de frango, pão de queijo, presunto e peito de peru. O certificado de dedetização estava vencido e a fiscalização determinou que a lanchonete dedetize o ambiente e apresente no Procon-RJ um novo certificado em até 24 horas.

Balanço da Operação Mutley:

1 - Supermercado Prix (Rua Nicarágua, 294, Penha):5kg de salgados suínos sem especificação e com etiquetas rasgadas na data de validade encontrados na área embalagem; 1kg de peito de frango sem especificação. Produtos vencidos: 4kgde salgadinhos diversos na área de vendas, 1kg e 5g de azeitona preta portuguesa e 712 g de azeitona preta. Ausência de cartaz informando a proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Ausência de balanças de precisão.

2 - Supermercado Prezunic (Av das Américas, 13850, Recreio): 6 kg de mistura para bolo neutro sem especificação do prazo de validade. O estabelecimento estava com30 caixas em uso e apenas 2 caixas identificados como preferencial. Ausência de cartaz sobre a violência contra mulher. Um cartaz apresentava uma oferta com três produtos que não eram encontrados no estoque.

3 – Restaurante Império Gourmet (Praça Panamericana 53, Penha):Cozinha comazulejos quebrados. Câmara frigorífica com ferrugem, piso apresentando fissuras e ausência de pallets. Prazo de 30 dias para reforma sob pena de interdição. Lixeiras sem pedal. Produtos sem especificação do prazo de validade: 200g de bacalhau, 300g de linguiça, 2kg e 400g de bife à milanesa e 1kg e 600g de empadão de frango. Ausência do Cardápio em braile. Ausência de informação do preço do quilo (restauranteself service). Dedetização vencida em 22/07/16. Prazo de 24h para dedetizar o estabelecimento e 15 dias para a apresentação do certificado.

4 - Mc Donald’s (Av Rio Branco, 100, Centro):4 kg de queijo sem especificação do prazo de validade

5 – Supermercado Intercontinental (Rua Panamá, 168, Penha):Ausência de uma balança de precisão. Ausência de caixas preferências em número determinado por lei – havia 20 caixas e apenas dois delas eram para clientes preferenciais. Máquina de moer carne apresentando muita sujeira. Fiscais determinam sua limpeza imediata. Queixas do livro de reclamações não enviadas dentro do prazo para o Procon-RJ.

6 - Supermercado Zona Sul (Av das Américas, 16237, Recreio):Produtos com data de validade expirada: 28 potes contendo 120gr cada de sorvete Ben Jerry’s e 865g de asa de frango. Caixas de produtos em contato direto com o chão: duas de berinjela, uma de pimentão e duas de tangerina. Ausência de certificado de corpo de bombeiros. Tamanho de fonte do preço normal inferior ao tamanho da fonte da promoção para clientes com o cartão zona sul.

7 – KFC (Av Sete de Setembro, 127/129):Alvará apresentado vencido. Prazo de 15 dias para apresentação de novo alvará.

8 - Bob's (Av Rio Branco,177):Produtos sem especificação da validade: 100g batata congelada para fritar, 1kg e 500g de filé de frango, 2kg 200g de frango empanado, 400g de stick de frango,840g de pão de queijo, 80g de presunto, 50g de peito de peru. Certificado de dedetização vencido. Prazo de 24h para nova dedetização e apresentação de sua comprovação ao Procon-RJ.

9 – Mc Donald’s (Travessa do Ouvidor, 05, Centro):Produtos sem especificação: quatro litros de suco de uva, quatro litros de suco de laranja. Livro de reclamações com queixa não apresentada no Procon-RJ.

10 - Restaurante À Mineira (Av. das Américas, 13.970, Recreio):Produto com data de validade vencida: barril de 30 litros de chopp contendo ainda 15 litros para uso. Teto da cozinha com buraco. Estabelecimento tem prazo de 15 dias para adequação do espaço, sob pena de interdição.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil