Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua quatro estabelecimentos no Centro e na Barra da Tijuca

08.08.2016 - 19:32
site_1470695526.43.jpg

Os fiscais do Procon Estadual fiscalizaram, nesta segunda-feira (08/08), lojas no Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, e lanchonetes no Centro do Rio, em nova etapa da Operação Mutley. De um total de sete estabelecimentos vistoriados, quatro foram autuados.

O Procon Estadual recebeu denúncias de que consumidores não estavam conseguindo agendar pela internetassistência técnica na loja da Apple do Village Mall. Os fiscais constataram que os clientes que não conseguiram marcar o atendimento estavam enfrentando uma fila de até uma hora e 40 minutos. A loja também não tinha diversos cartazes informativos e documentos obrigatórios por lei, como o certificado do Corpo de Bombeiros.

Já no Farani Fresh Food (Avenida Rio Branco, 156, subsolo, loja 116, Centro), os certificados de limpeza da caixa d'água e de higienização da cisterna estavam vencidos. Os fiscais deram prazos de 24 horas para a limpeza e de 15 dias para a apresentação do laudo de potabilidade de água no Procon-RJ, sob pena de interdição.

Os estabelecimentos nos quais não foram encontrados problemas foram: Empório Armani (Shopping Village Mall),Rio Brasa (Avenida Ayrton Senna, 2.541, Barra da Tijuca)e Le Max (Avenida Rio Branco, 4, loja B, Centro).

Balanço da Operação Mutley:

1 - Apple (Shopping Village Mall): Ausência de preços visíveis aos consumidores de forma clara.Ausência de caixa preferencial. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz de combate à violência contra a mulher. Ausência do telefone e do endereço do Procon Estadual no cupom fiscal. Ausência do cartaz do 151. Os fiscais constataram que a fila de espera para assistência técnica era de aproximadamente 1 hora e 40 minutos para quem não havia agendado pela internet.

2 - Farani Fresh Food (Avenida Rio Branco, 156, subsolo, loja 116, Centro): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz informando o fornecimento gratuito de água potável aos clientes. Certificado de limpeza da caixa d'água vencido em 23/07/2016. Certificado de higienização da cisterna vencido em 30/07/2016. Os fiscais deram prazos de 24 horas para a limpeza e de 15 dias para a apresentação do laudo de potabilidade no Procon, sob pena de interdição.500g de presunto tipo Parma vencido.

3 - Subway (Rua do Acre, 8, Centro): Ausências do cartaz de combate à violência contra a mulhere do Manual de Boas Práticas da Anvisa.

4 - McDonald's (Avenida Rio Branco, 4, Centro): Ausências do Manual de Boas Práticas da Anvisa e do certificado de potabilidade da água. Os fiscais deram prazos de 24 horas para a limpeza da caixa d'água e de 15 dias para a apresentação do laudo de potabilidade no Procon, sob pena de interdição.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil