Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita três lojas do Shopping Jardim Guadalupe nesta terça-feira

06.09.2016 - 17:33
site_1473194017.98.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou, nesta terça-feira (06/09), a primeira ação da Operação Imperatriz da América e vistoriou 46 lojas do Shopping Jardim Guadalupe. Dentre as 31 autuadas, três foram interditadas por não emitirem cupom fiscal que comprovasse a realização da compra.

O cupom fiscal, além de ser um comprovante de que a loja recolhe tributos, prova que o consumidor tem do dia e da hora em que realizou sua compra, sendo importante para realização de troca no caso de o produto vir com defeito, por exemplo. No shopping, as lojas Oskthuana Street, American Street e Onni não emitiam esse documento e acabaram sendo interditadas por medida cautelar. Além disso, nenhuma delas apresentou o alvará de funcionamento.

Não foram encontradas irregularidades nas seguintes lojas: Bagaggio; Sapatella; REY&CO; New Itália; Cacau Show; Multicoisas; Tubo; Loja Help Informática; O'born; Via 13; Natasha; First Class; W.Vip; World Tennis e Star Brink.

O nome da operação é uma referência a Nossa Senhora de Guadalupe, santa cujo que nomeou o bairro no final dos anos 1940. Conhecida como a padroeira das Américas, ela ganhou o título de "Imperatriz da América" no ano 2000.

 

Balanço da Operação Imperatriz da América:

1 - WQSURF: Ausência de preços nos produtos expostos na vitrine.

2 - Ponto Frio: Registro no Livro de Reclamações não enviado ao Procon.

3 - Di Santinni: Registros no Livro de Reclamações não enviados ao Procon.

4 - Golden do Bairro: Ausência de preços nos produtos expostos na vitrine.Ausência de cartaz 151. Ausência do valor total da venda a prazo nos cartazes de preço.

5 - Espaço Rubro Negro: Ausência de preço visível aos consumidores nos produtos expostos à venda na vitrine e no interior da loja.

6 - Claro: Ausência de preço visível aos consumidores nos produtos expostos à venda no interior da loja. Promoção realizada em cartaz com valor das parcelas sem o valor total do produto.

7 - 55RJ: Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de preços visíveis em relógios expostos na vitrine.

8 – Onni: Ausência de Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta. Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de preços nos produtos expostos na vitrine e no interior da loja. Loja interditada por medida cautelar por não haver cupom fiscal para comprovação da aquisição de compra.

9 - Loja do Vasco: Ausência de preço nos produtos no interior do estabelecimento como camisas e canecas. Ausência de preço em produtos boné gorro e bermuda na vitrine. Registro no Livro de Reclamações não enviado ao Procon.

10 - By Polly: Ausência de preço de produtos expostos na vitrine e no interior da loja. Ausência do cartaz do telefone 151. Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações.

11 - Unhas Express: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Disque 180.

12 – Vivo: Ausência de preço visível aos consumidores nos produtos expostos a venda no interior da loja. Divergência de preços nos produtos parcelados com o total à vista. Reclamação não encaminhada ao Procon. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

13 - Oskthuana Street:Ausência de CDC para consulta. Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de preços nos produtos expostos na vitrine e no interior da loja. Loja interditada por medida cautelar por não haver cupom fiscal para comprovação da aquisição de compra.

14 - Sea Cult: Produtos sem preço na vitrine e interior da loja.

15 – CPAD: Ausência de preço nos produtos da vitrine e no interior da loja. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de CDC para consulta.

16 - Thidel: Ausência de CDC para consulta. Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de preços nos produtos expostos no interior da loja.

17 – Riachuelo: Dois registros no Livro de Reclamações não enviadas ao Procon no prazo legal.

18 - RT Calçados:Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

19 – My Place: Ausência de CDC para consulta. Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de preços nos produtos expostos no interior da loja. Ausência de alvará de funcionamento. Havia cartaz informando não trocar bijuteria e peças em promoção.

20 - Loja do Telefone: Ausência de preço nos produtos expostos na vitrine e no interior da loja. Ausência do Livro de Reclamações.

21 – Oi: Ausência de preço visível nos celulares expostos a venda na vitrine.Ausência de Livro de Reclamações.

22 – Depp: Ausência do alvará de funcionamento.

23 - My Home: Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de CDC para consulta. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de preço nos produtos.

24 – Ortobom: Ausência do Livro de Reclamações.

25 - Casas Bahia: Dois registros no Livro de Reclamações não enviadas ao Procon no prazo legal.

26 - Ricardo Eletro: Dois registros no Livro de Reclamações não enviadas ao Procon no prazo legal.

27 – Mahman: Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Registro no Livro de Reclamações não enviado ao Procon no prazo legal.

28 - American Street: Ausência do cartaz informando sobre o Livro de Reclamações. Ausência de CDC para consulta. Ausência de alvará de funcionamento. Emissor de nota fiscal inoperante. Foi apresentada a nota fiscal de outro estabelecimento. Interditada a loja.

29 - Sport West: Fonte dos valores das parcelas superior ao preço total. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

30 – Marisa: reclamações registradas no livro de reclamações do Procon não enviadas no prazo legal. Ausência de preços nos produtos expostos no interior da loja. Tamanho da fonte do valor da parcela superior a fonte do preço à vista.

31 - First Class: Ausência de CDC para consulta. Ausência de preços nos produtos expostos no interior da loja.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil