Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Reunião Rio + 20 no PROCON-RJ

09.04.2012 - 17:40

Reunião Rio + 20 no PROCON-RJ 09/04/2012 - 17:40

A Rio +20 será um grande evento internacional sediado aqui no Brasil e são esperadas mais de 50 mil pessoas, entre os dias 20 e 22 de junho de 2012. Após receber denúncias de que hotéis da cidade estariam reservando alguns quartos para comercializá-los mais caro durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), o Ministério da Justiça abriu investigação para apurar os fatos.

Algumas empresas ligadas ao segmento turístico foram convocadas a prestarem esclarecimentos ao governo sobre a proposta de aumentar os preços dos serviços na ocasião do evento.

Nesta 4ª feira (11), uma reunião a portas fechadas na Autarquia do PROCON-RJ, no centro da cidade, entre esses representantes, o Secretário de Direito Econômico, o Ministério da Justiça através do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), o Ministério do Turismo e o Comitê Nacional de Organização da Rio+20, vai tentar chegar a um consenso para que os consumidores nacional e internacional não sejam prejudicados.

Justiça poderá aplicar multa Entre as entidades convidadas para essa discussão estão a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação; o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes; e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. Caso as denúncias fiquem comprovadas, o DPDC poderá determinar a suspensão da prática, além de aplicar multa por cobrança de preço abusivo.

A partir das denuncias a ação do Ministério da Justiça começou a ser articulada com representantes governamentais, a Autarquia PROCON-RJ e o Procon- carioca em sucessivas reuniões que tiveram início no ano passado.

Ao contrário da Rio 92, que foi uma conferência do meio ambiente, a Rio+20 tem como objetivo principal debater o desenvolvimento sustentável. Milhares de pessoas são esperadas para participar da Conferência no Rio, entre mais de 100 presidentes e primeiros-ministros, parlamentares, prefeitos, jornalistas, funcionários da ONU, executivos, líderes de ONGs, acadêmicos e sociedade civil.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil