Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual descarta mais de três toneladas e meia de margarina em São Gonçalo

19.10.2016 - 17:07
Extra_Feliciano_Sodré_(6)edt_1476903918.82.jpg

O Procon Estadual realizou nesta quarta-feira (19/10) a nova ação da Operação Zizinho, em São Gonçalo. Os fiscais vistoriaram dois mercados e uma casa de shows. Todos foram autuados e no total, foram descartados três toneladas, 585kg e 850g de produtos impróprios ao consumo. Além disso, a fiscalização também autuou um supermercado em Paciência, Zona Oeste do Rio, em outra ação realizada em conjunto com a Delegacia do Consumidor (Decon). O gerente deste foi detido e encaminhado à delegacia.

No supermercado Extra da Rua Dr. Feliciano Sodré, 183, os fiscais inutilizaram três toneladas e 504kg de margarina que estavam guardadas sob temperatura de 31,5°C, fora das especificações do fabricante, que recomenda seu armazenamento em temperaturas entre 2°C e 16°C. Entre produtos vencidos encontrados pela fiscalização havia 3kg de calda para pudim, 1kg de amendoim torrado e 10 garrafas de 600ml de cerveja. Além do estabelecimento não possuir o certificado do Corpo de Bombeiros, havia registros no Livro de Reclamações que não foram enviados ao Procon Estadual no prazo legal.

No Extra da Av. Pres. Kennedy, 429, também em São Gonçalo, entre os produtos vencidos encontrados estavam quatro garrafas de 600ml e 12 latas de 350ml de cerveja. Não havia cartaz informando a proibição de venda de bebidasalcoólicasa menores de 18 anos e os fiscaisconstataram um cartaz de oferta com a fonte de texto das parcelas do preço a prazo maior que a fonte do preço à vista, contrariando o que determina a Lei. Havia também no local alimentos expostos à venda com manipulação direta pelo consumidor: 55kg de corvina e 19kg e 500g de carré.

Já a casa de shows e restaurante Caneco 90, localizada na Rua Alfredo Backer, 90, armazenava 3kg e 350g de produtos sem especificação do prazo de vencimento, entre requeijão cremoso, maionese, frango e frutas em calda. O estabelecimento também não possuía o certificado de potabilidade da água.

Nascido em São Gonçalo, Zizinho foi atacante do Flamengo, onde participou da equipe que venceu o primeiro tricampeonato estadual do clube e foi seu maior ídolo até a chegada de Zico. Participou da seleção brasileira durante a lendária Copa do Mundo de 1950, quando foi eleito o melhor jogador da competição.

Mosca e produtos impróprios no Multi Market de Paciência

Na ação realizada em conjunto com a Decon, foram descartados 342kg de produtos sem especificação do seu prazo de validade no supermercado Multi Market, localizado na Rua Sargento Andiras de Abreu, 161, em Paciência, Zona Oeste do Rio. Entre os produtos considerados impróprios estavam frango a passarinho, frios, carne bovina e suína. Os fiscais encontraram uma mosca entre os frios e havia azeitonas armazenadas fora das especificações de temperatura do fabricante. A fiscalização também encontrou 11kg e 600g de frios vencidos e descartou 9kg de carne previamente moída, na área de vendas e câmara do açougue. O local não possuíacertificado de potabilidade da água.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil