Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua quatro estabelecimentos na Zona Norte do Rio nesta segunda-feira

28.11.2016 - 17:36
20161128_135322edt2_1480361770.31.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta segunda-feira (28/11), uma fiscalização em estabelecimentos localizados em Cascadura, Pilares, Inhaúma, Engenho da Rainha e Abolição.Foram seis estabelecimentos vistoriados, entre restaurantes e supermercados. Quatro deles foram autuados e os fiscais descartaram 141kg e 500g de produtos impróprios ao consumo.

A maior parte dos produtos descartados estavam no supermercado Vianense, localizado na Avenida Dom Hélder Câmara, 10.238, em Cascadura. Um total de 94kg e 500g de produtos vencidos foram encontrados: garganta salgada, linguiça calabresa e lagarto, na câmara fria, e fondant e amendoim, na padaria. O certificado de potabilidade da água do local estava vencido. Os fiscais determinaram a limpeza da caixa d'água em 24 horas e a posterior comprovação da realização do serviço.

No restaurante Garota do Papai, localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 7084, em Pilares, os fiscais descartaram 26 kg de produtos sem especificação de validade e mal armazenados entre arroz e batata cozidos, frango assado, peixe, estrogonofe e frios. As condições da cozinha e da câmara estavam em péssimo estado com mofo e sujeira. Os fiscais deram o prazo de 15 dias para realização de reparos e melhorias. Também não havia certificado de potabilidade da água no local e não havia autorização para utilização de gás engarrafado. A saída do botijão de gás foi lacrada até que seja apresentado documento que possibilite seu uso.

Não foram encontradas irregularidades nos Supermercados Guanabara (Estrada Adhemar Bebiano, 3994 - Engenho da Rainha) e no restaurante Braseiro do Sul (Av. Dom Helder Câmara, 7343 –Abolição).

O nome da operação é uma alusão a antiga Avenida Suburbana (atual Avenida Dom Helder Câmara), que corta a maioria dos bairros fiscalizados nesta segunda-feira.

Balanço da Operação Suburbana

1 - Supermercado Intercontinental (Estrada Adhemar Bebiano, 2212/2218 – Inhaúma): Ausência do certificado de potabilidade da água, determinando-se a limpeza da caixa d'água em 24 horas.

2 - Garota do Papai (Av. Dom Hélder Câmara, 7084 – Pilares): Sem especificação de validade: 4kg de arroz cozido em panela destampada; 4kg de frango assado; 10kg de batata calabresa cozida; 4kg de peixe; 2kg de estrogonofe; 2kg de frios. Lixeiras sem tampa na cozinha. Piso com fissuras. Acúmulo de sujeira. Ralos não sifonados. Câmara: acúmulo de mofo. Prazo de 15 dias para melhorias de cozinha e câmara. Ausência dos cartazes do Disque 151 e Disque 180. Ausência do certificado de potabilidade da água. Saída do bico de gás GLP interditado até que apresente autorização para utilização.

3 - Vianense (Av. Dom Hélder Câmara, 10238 – Cascadura): Vencidos em câmara: 60 kg de garganta salgada; 24kg de lagarto; 7kg e 500g de linguiça calabresa. Vencidos na padaria: 1kg amendoim; 2kg de fondant. Ausência do certificado de potabilidade da água.

4 - Guanabara (Av. Ernani Cardoso, 350 - Cascadura): Havia 21kg de carne bovina previamente moída.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil