Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua outro salão de Beleza na Operação Ho! Ho! Ho!

21.12.2016 - 17:11
Nova_America_1482347474.47.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta quarta-feira (21/12), a terceira ação da Operação Ho! Ho! Ho! deste ano. O foco da Operação são os estabelecimentos com compras e serviços para o Natal. Desta vez foram fiscalizadas 33 lojas do Shopping Nova América, em Del Castilho. Ao todo, 12 lojas foram autuadas.

Na terça-feira (20/12), no Boulevard Rio Shopping, em Vila Isabel, um salão de beleza foi autuado por armazenar produtos vencidos. Nesta quarta, no salão Perfil Carioca, do Nova América, os fiscais também encontraram produtos vencidos. Eles descartaram cinco bisnagas de 60ml de coloração, um spray de 500ml de fixador para cabelo, três frascos de 45ml de tratamento cosmético para couro cabeludo seco, dois frascos de 95ml de aditivo para esculpir mechas e um pote de 500ml de óleo capilar. Além disso, o salão não contava com cartazes do Disque 180 (combate à violência contra a mulher) e Disque 151 (telefone do Procon-RJ que recebe denúncias e fornece informações aos consumidores).

Nas outras duas ações realizadas nesta semana, uma em Madureira e outra em Vila Isabel, a ausência de preços foi a irregularidade mais frequente. Na fiscalização de hoje não foi diferente: oito das 12 autuações realizadas envolvia a falta de preços nos produtos.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Lojas Americanas; Wollner; Cris Roberto; Código Girls; Armadillo; Óticas Carol; Adidas; Alleatory; Enzo Toscani; Program; Nicolle Joias; Rey Co; Enjoy; Rihappy; Aviator; Chifon; Pontapé; Havaianas; Casas Bahia; Toulon e Arezzo.

Balanço da Operação Ho! Ho! Ho!

1- Ortobom: Ausência de preço nos produtos.

2- Redley: Ausência de preço nos produtos expostos no interior da loja. Ausência do cartaz sobre o Livro de Reclamações.

3 - Via Mia: Ausência de preço nos produtos expostos no interior da loja. Ausência do cartaz do Disque 151.

4- Vivo: Ausência de preço nos produtos à venda.

5- Perfil Carioca: Ausência de preço nos produtos expostos no interior da loja. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do cartaz do Disque 180. Produtos com prazo de validade expirado: dois frascos (95ml,cada) de aditivo para esculpir mechas; três frascos (45ml) de tratamento cosmético para couro cabeludo seco; um pote (500ml) de óleo capilar; um spray (500ml) fixador para cabelo; cinco bisnagas (60ml, cada) de coloração.

6- Levis: Ausência do Código de Defesa do Consumidor(CDC).

7- Hering: Ausência do Livro de Reclamações do Procon.

8- Liritty: Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ausência do Livro de Reclamações do Procon.

9- Corpo e Alma: Ausência de preço nos produtos expostos na vitrine e no interior da loja.

10- Anandra: Ausência do alvará de funcionamento.

11- The Beauty Box: Nos produtos vendidos a prazo, o tamanho da fonte das parcelas estava superior ao tamanho da fonte correspondente ao preço total.

12- V9: Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ausência do Livro de Reclamações do Procon.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil