Operação Ho! Ho! Ho! do Procon-RJ fiscalizou 116 estabelecimentos em quatro dias
22.12.2016 - 17:00
O Procon Estadual realizou, nesta quinta-feira (22/12), a quarta e última ação da Operação Ho! Ho! Ho! deste ano. Ela tem o objetivo de fiscalizar lojas com foco nas compras de Natal. Na ação de hoje os fiscais vistoriaram 10 lojas do Shopping Metropolitano Barra.Dos 10 estabelecimentos fiscalizados, oito apresentaram irregularidades. O problema mais comum foi a ausência de preços, que foi identificado em todos os estabelecimentos autuados.
Nas lojas Piticas, Empório do Aço, W2 Multimarcas e Ortobom, além da falta de preço nos produtos, também não havia o Livro de Reclamações. Na Riachuelo, havia um exemplar do Livro, mas ele não estava autenticado pelo Procon Estadual, o que é obrigatório por Lei.
Não foram encontradas irregularidades na Polo Wear e na Lojas Americanas.
Operação Ho! Ho! Ho! em 2016
Nas quatro ações da operação, todas realizadas nesta semana, o Procon Estadual visitou quatro shoppings do Rio de Janeiro: Madureira Shopping, Boulevard Rio Shopping, Shopping Nova América e o Shopping Metropolitano Barra. No total foram vistoriados 116 estabelecimentos. Desses, 53 foram autuados por irregularidades.
O problema mais frequente foi a ausência de preços nos produtos. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que as informações sobre as características do produto ou serviço, como o preço, sejam dadas de forma clara e precisa para o cliente.
Balanço da Operação Ho! Ho! Ho!
1- Newspaper: Ausência de preços nos produtos na vitrine.
2- Piticas: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência de preços nos produtos.
3- Empório do Aço: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência de preços em produtos expostos a venda.
4- Loft: Ausência de preços nos produtos.
5- W2 Multimarcas: Ausência de preços nos produtos. Ausência do Livro de Reclamações.
6- Colchões Botafogo: Ausência de preços nos produtos. Ausência do cartaz do Disque 151.
7- Ortobom: Ausência de preços nos produtos. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Disque 151.
8 – Riachuelo: Ausência de preços nos produtos na vitrine. Ausência de preços em vitrines da loja localizadas no meio do shopping. Livro de Reclamações não autenticado.