Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Novos medidores da Light

18.01.2012 - 18:11

18/01/2012 - 18:11

A Light instalou novos medidores de consumo com "chips" nos bairros de de Vigário Geral e Jardim América. O consumidor tem que ficar atento porque em alguns casos houve variação nas contas de luz. Algumas casas chegaram apresentar valores acima da média, em comparação aos meses anteriores.

O PROCON-RJ está acompanhando de perto essas substituições e alerta ao consumidor que apresente as suas reclamações à concessionária, e peça esclarecimentos sobre o novo medidor de consumo.

Uma comissão formada pela representante do PROCON-RJ Claudia Henrique da Silva, o Deputado Pedro Fernandes/ PMDB, IPEM e representantes da Light está fiscalizando essas instalações e todos os problemas que venham a ocorrer com os consumidores.

- A Light fará testes junto com o IPEM que ficará responsável pela emissão de um laudo sobre cada medidor. A concessionária afirma que o sistema é perfeito, mas não está deixando claro ao consumidor o motivo da substituição, apenas que é seguro e confiável. Vamos manter especial atenção nessa operação para saber se o consumidor está levando vantagem ou não, com esse novo sistema de medição, esclarece Claudia Henrique.

O PROCON-RJ também está averiguando entre outras questões: quantos medidores retirados foram testados para justificar a substituição? Até agora nenhum dado deste tipo foi informado pela empresa. Quem vai arcar com oaumento dos custosdesses novos medidores, se tiver, e a manutenção do sistema?

TESTES DOS MEDIDORES:

Sugerimos que sejam adotados alguns procedimentos pela Light

.- Testar os medidores que foram retirados para a instalação dos novos medidores, verificando se realmente estavam com a medição incorreta;

- Testar os novos medidores que estão instalados e com suspeita de erro de medição seguindo a regulamentação do Inmetro. A realização da coleta e dos testes deve ser responsabilidade de um laboratório isento e certificado pelo Inmetro, para uma maior transparência do processo não deve ser realizada pela Light;

- Utilizar a medição comparativa (instalação de outro medidor convencional) para verificação de problemas não observados nos testes do Inmetro, inclusive quanto ao erro de registro no caso de baixas tensões na rede, conforme já foi observado no passado (Ampla);

Por último, deve ser verificado junto à Light os testes de qualidade efetuados nos novos medidores, solicitando os relatórios de ensaios, observando se atendem também aos requisitos de qualidade estabelecidos pelas normas da ABNT para medidores eletrônicos.Oconsumidor pode solicitar a concessionária uma inspeção, caso não concorde com a conta de luz.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil