Boletim nacional de atendimento dos PROCONs, em 2011.
31.01.2012 - 16:45
31/01/2012 - 16:45
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça divulgou o boletim com detalhes do atendimento aos consumidores, realizado em PROCONs de 23 estados do país e do Distrito Federal. Eles compõem o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC).
Os dados do Boletim SINDEC-2011 revelam que do total de 1,6 milhão de atendimentos registrados, o grupo Itaú lidera o ranking com 81.946 atendimentos. Em seguida estão a Oi (80.894), Claro-Embratel (70.150), Bradesco (45.852) e Tim-Intelig (27.102).
- Além de dar transparência ao trabalho de atendimento ao consumidor realizado pelos PROCONs, o boletim também tem como objetivo incentivar o mercado a aprimorar a qualidade de seu atendimento e o respeito ao consumidor, afirma Juliana Pereira, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.
A publicação também consolida informações sobre as principais áreas da economia que levaram os consumidores a procurarem os PROCONs, em 212 cidades brasileiras e, os problemas mais recorrentes enfrentados por eles.
Segundo o Boletim SINDEC - 2011, os assuntos mais demandados são: cartão de crédito (9,21%), telefonia celular (7,99%), banco comercial (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelho celular (5,44%). E os principais problemas enfrentados pelos consumidores são: 35,46% com cobranças (falta de informação sobre valores, cobranças duplicadas, etc.), 19,99% com ofertas, 11,62% com contratações (alterações unilaterais, descumprimento de ofertas e enganos em peças publicitárias) e 11,19% com qualidade (vício, defeitos e garantias de produtos).
As mulheres representam 54,69% das pessoas que procuraram os PROCONs em 2011. A maioria dos consumidores tem entre 31 e 40 anos. Os jovens até 20 anos somam 2,12%, o menor percentual registrado. Porém, é um número importante, pois representa mais de 22 mil jovens consumidores que conscientes de seus direitos procuraram os PROCONs.
Para acessar o boletim,
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FONTE: Site do SINDEC