Relatório de recall: motocicletas Suzuki, modelos V-STROM1000A
17.02.2017 - 17:00
Campanha de chamamento: N° 08012.005891/2015-58
A Toledo da Amazônia Indústria e Comércio de Veículos Ltda (detentora da marca "Suzuki Motos" no Brasil) protocolou o relatório da campanha de chamamento das motocicletas Suzuki V-STROM1000A, modelos 2014 a 2016, em razão de possível falha no sistema elétrico e de ignição, além de corrosão dos conectores, passagem incorreta do chicote e fixação incorreta do cabo negativo da bateria, com consequente desligamento involuntário do motor da motocicleta, ou o não desligamento, mesmo quando realizado pelo condutor.
É necessário que o consumidor, repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. De acordo com a Suzuki, a campanha, com início do atendimento ao consumidor em 1 de fevereiro de 2016, abrange 799 motocicletas produzidas no período de novembro de 2013 a outubro de 2015 e colocadas no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre o intervalo 9CDVU51AAEM100001 a 9CDVU51AAGM100799.
As motocicletas já reparadas estão distribuidos da seguinte forma pelos estados da Federação:
São Paulo - 143
Rio Grande do Sul - 53
Minas Gerais - 33
Rio de Janeiro - 20
Santa Catarina - 31
Paraná - 22
Pernambuco - 6
Espírito Santo - 1
Distrito Federal - 12
Goiás - 4
Rondônia - 0
Maranhão - 0
Mato Groso - 7
Pará - 0
Bahia - 33
Mato Grosso do Sul - 4
Alagoas - 0
Paraíba - 0
Rio Grande do Norte - 0
Ceará - 2
Piauí - 0
Sergipe - 15
Amazonas - 2
Roraima - 0
Acre - 0
Amapá - 0
Tocantins - 0
Total: 388
Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Suzuki declarou que o motor pode "desligar repentina e involuntariamente, mesmo com a motocicleta em movimento", como também haverá "dificuldade de desligamento, mantendo-se ligada, mesmo quando acionado o desligamento", e "dificuldade de ligar através da partida elétrica".
Mais informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da marca Suzuki, por meio do telefone 0800 707 8020 ou pelo site www.suzukimotos.com.br.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.