Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Bomba Limpa lacra bombas de combustíveis em posto no Méier

28.03.2017 - 17:44
wW.M_.Conveniência_posto_Petrobras_(2)__1490733877.35.jpg

Agentes da Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado de Governo, em ação conjunta com o Procon Estadual e a Secretaria de Fazenda, fiscalizaram dois postos de combustíveis na manhã desta terça-feira (28/03), na Zona Norte do Rio, durante uma nova etapa da Operação Bomba Limpa. No posto Petrobras localizado naRua 24 de Maio, 1.281, no Méier, três bicos de bombas de combustíveis foram lacradosapós teste de litragem comprovar que a quantidade de litros de combustível marcada na bomba era diferente da abastecida no veículo. O posto foi autuado pelo Procon Estadual e pela Secretaria de Fazenda.

Entre outras irregularidades encontradas no posto, estavam as ausências do alvará da loja de conveniência, do certificado do Corpo de Bombeiros, do certificado de potabilidade de água e de preços nas mercadorias expostas à venda. Na cozinha da loja de conveniência foram encontrados alimentos vencidos e produtos sem etiqueta de validade, totalizando 7kg e 650g de produtos descartados.

Também autuado, o posto Linda, localizado naAvenida Marechal Rondon, 1.631, no bairro do Riachuelo, não possuía licença ambiental e foi dado um prazo de 15 dias para a apresentação do documento ao Procon-RJ, sob pena de interdição. Foi constatada a ausência de preço nas mercadorias expostas para venda. Além disso, a loja de conveniência não emitia nota fiscal ao consumidor, não tinha alvará de funcionamento nem livro de movimentação de combustível e talão de nota fiscal para venda ao consumidor final. Amostras de gasolina e de etanol foram recolhidas dos postos para análise mais detalhada.

Desde o início deste ano, já foram apreendidos pela Operação Volante da Barreira Fiscal, mais de 200 mil litros de combustíveis com documentação fiscal irregular. Em 2016, o trabalho no combate à sonegação e adulteração de combustíveis apreendeu cerca de 1,2 milhão de litros de diversos combustíveis (etanol, gasolina e diesel).
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil