Entenda o que é o cadastro positivo
15.06.2012 - 18:15
Entenda o que é e as principais vantagens
No último dia 9 de junho, a Presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a lei que criou o cadastro positivo, que vem a ser uma lista de bons pagadores e promete diminuir juros, logo, a inadimplência no país. O projeto saiu depois de oito anos de tramitação no Congresso.Assim como o cadastro negativo, conhecido por todos, que popularmente é denominado como "nome sujo", utilizado por instituições financeiras com o objetivo de checar o histórico de inadimplência de uma determinada pessoa. O cadastro positivo é o oposto dos cadastros existentes hoje: ao invés de listar os clientes que não pagaram pontualmente suas dívidas, listará aqueles que cumprirem seus compromissos em dia.Principais vantagens: ·juros e spread bancário (diferença de taxas cobradas pelos bancos e as taxas pagas pelos bancos) podem cair;·pode beneficiar bancarização das classes C e D;·facilita a vida do bom pagador;·consumidor que paga as contas em dia ganhará vantagens na hora de buscar crédito;·empresário conseguirá acompanhar a vida financeira do cliente e estreitar seu relacionamento com ele.Entre aqueles que são contrários ao sistema, a principal reclamação é a de que o cadastro pode expor hábitos do consumidor a partir do histórico de suas compras e produtos adquiridos, mas o Cadastro Positivo, ao identificar compromissos, histórico e hábitos de pagamentos, aumenta a precisão na avaliação do risco de cada consumidor, possibilitando o desenvolvimento de políticas de crédito mais inclusivas, precisas e aplicáveis a diferentes etapas do ciclo de crédito.Com o Cadastro Positivo, o oferecimento de crédito será mais tranquilo, já que haverá acesso a uma melhor análise do risco. Podendo haver oferta de crédito até para consumidores que ainda não têm um histórico de crédito, sem aumentar seus gastos com perdas por inadimplência e com cobranças.
Contas e vetos
Sob autorização do cadastrado, prestadores de serviços públicos como fornecimento de água, de luz, esgoto e eletricidade, entre outros, poderão fornecer dados para alimentar a base de informações do cadastro positivo. A nova lei veta, no entanto, a anotação de informações referentes a serviços de telefonia móvel, na modalidade pós-paga.VetosA Presidenta Dilma Rousseff vetou 3 dispositivos da matéria original. Entre os mais importantes, o Planalto derrubou um item da lei aprovada no Senado que permitia ao gestor do cadastro positivo manter informações do cadastrado mesmo após o cancelamento de sua inclusão. Outro item vetado limitava o número de acessos gratuitos do cadastrado ao banco de dados a somente uma vez a cada quatro meses.
Cuidados
Embora com a lei em vigor um banco ou financeira possa oferecer a entrada no cadastro positivo assim que um cliente pede um empréstimo, alguns pontos importantes ainda precisam ser esclarecidos, o que deve ocorrer nas novas regulamentações. Uma das questões é a quem reclamar em caso de erro no cadastro. A outra é: quando o cliente quiser deixar o cadastro, a quem comunicar?1 – Lembre-se que o cadastro é optativo. Você não pode ser pressionado a aceitá-lo.2 – Espere um pouco antes de aceitar propostas. Alguns pontos da regra ainda serão regulamentados via Medida Provisória e Projeto de Lei.3 – Pense se deseja ter todo seu histórico financeiro aberto. Além da pontualidade no pagamento de contas, outras informações sobre a vida financeira também serão pesquisadas e armazenadas.4 – Há risco de haver diversas categorias de bons pagadores sem muita transparência sobre os critérios usados na classificação.