Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Guia do turista na proteção e defesa do consumidor

07.02.2012 - 18:19
4l62s7_1347554717.58.jpg

Guia do turista na proteção e defesa do consumidor 07/02/2012 - 18:19

O PROCON-RJ sai em defesa do turista e vai lançar em breve o "Guia do turista na proteção e defesa do consumidor". O anúncio foi feito no início da semana, durante o lançamento do PIT (Programa Integrado de Turismo) pela TurisRio que vai viabilizar, através de relatórios de vários órgãos envolvidos, a criação do banco único de dados, contendo todas as informações turísticas da cidade.

Presidido pelo Secretário de Turismo do Rio Ronaldo Azaro a reunião, realizada no dia 2 de fevereiro, contou com representares de vários órgãos envolvidos no projeto: PROCON-RJ, ABIN, ANVISA, BPRV, CET-RIO, CDRJ, ANTT/URRJ, BANCO CENTRAL, DEAT, DECON, DETRO, GUARDA MUNICIPAL, INEA, DPRF, EGP-RIO, ICCE, INFRAERO, ISP, Ministério do Trabalho, Itamaraty, Ministério Público, Polícia Fazendária, IPEM, Receita Federal, SEFAZ, CBMERJ, INMETRO, CASA CIVIL, SUBVISA, Guarda Municipal-RJ, CPRJ.A equipe da Autarquia do PROCON/RJ já está finalizando o guia direcionado ao turista, para que ele seja informado dos seus direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O presidente da Autarquia do PROCON-RJ José Bonifácio Novellino acredita na eficácia do "Guia" para defesa dos direitos do turista.- A garantia de qualquer cidadão está no conhecimento de seus direitos.

Os turistas pagam pelos pacotes extraordinários e o contrato tem que ser respeitado, assim como, os demais itens que incluem passeios, bares, casas de show, etc. O guia está sendo concluído para esclarecer todos esses direitos.

A cidade do Rio é reconhecida em todo o mundo como acolhedora e, agora será também a cidade que defende os direitos do consumidor "turista", garante Bonifácio.Participam do projeto os assessores de gabinete Edson Baptista, Claudia Henriques e os advogados Guilherme Marques e Márcia Viana.

Na foto a partir da esquerda, o Assessor de Gabinete do PROCON-RJ Édson Babptista, o Assessor da SeTur Amilton Vianna, o Secretário de Turismo do Rio de Janeiro Ronald Azaro e o Dr. Guilherme, advogado do órgão.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil