Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

PROCON-RJ também se manifesta para garantir os royalties

11.11.2011 - 16:12

PROCON-RJ também se manifesta para garantir os royalties 11/11/2011 - 16:12

A equipe do PROCON-RJ também participou ato público " Contra a Injustiça - Em Defesa do Rio", a grande passeata que reuniu o povo do Rio de Janeiro na Cinelândia, Centro do Rio, na 5ª-feira (11). A estimativa foi de 150 mil pessoas, mas a população carioca também marcou presença através das redes sociais na internet antes e durante o evento, em apoio à manifestação.

- O povo do Rio não aceita a injusta mudança na distribuição dos royalties do petróleo, aprovada em outubro pelo Senado e que prevê a diminuição do repasse aos estados produtores, além de um aumento para os que não produzem o óleo. O carioca é transparente e veio mostrar a sua insatisfação nessa passeata, disse o presidente da Autarquia José Bonifácio Novellino.

A manifestação que começou na Candelária e terminou na Cinelândia, também contou com presenças ilustres como a atriz Fernanda Montenegro que leu o manifesto contra a redistribuição dos royalties. A emoção foi contagiante e mais uma vez a primeira dama do teatro arrancou aplausos do dos milhares de participantes, que contaram com o reforço dos representantes de todos os municípios do Estado.

O governador agradeceu a participação dos moradores de outros municípios, que vieram apoiar a mobilização pelos royalties.

- Os 92 municípios fluminenses mobilizaram seus cidadãos na luta pelos seus direitos. Agradeço a todo o estado, que deu mais uma vez uma prova de união. Hoje é um dia histórico, contra a injustiça, de indignação pela possibilidade de se retirar receitas do poder público, e que podem acarretar sérios danos à economia fluminense disse o governador Sérgio Cabral, que estava acompanhado do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, entre outras autoridades.

Os manifestantes atravessaram a Avenida Rio Branco, ao som contagiante dos trios elétricos, contra o projeto do senador Vital do Rêgo. A proposta será levada à Câmara dos Deputados, para, em seguida, ser ou não sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. Segundo dados do governo estadual, o Rio de Janeiro vai perder, já em 2012, cerca de R$ 3,3 bilhões.

Com os recursos dos royalties e da participação especial recebidos pelo estado, o governo paga a dívida que tem com a União, criada no fim dos anos 90, de cerca de R$ 2 bilhões, e destina parte para o RioPrevidência (responsável pelo pagamento de aposentados e pensionistas) e para o Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental), o que permitiu que o Estado alavancasse investimentos em saneamento, ampliando o tratamento de esgoto em 50% em menos de 5 anos. Além disso, a falta do dinheiro comprometeria a realização da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Durante o manifesto alguém lembrou: - Tudo o que for feito para beneficiar o Rio é fundamental. Temos o direito a uma parcela muito maior dos royalties. Somos produtores de petróleo - disse o sósia do Barack Obama, Rinaldo Gaudêncio Américo (39) em entrevista à equipe de reportagem do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Colaboração do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil