Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua três supermercados no Rio

09.05.2017 - 16:36
20170509_094706edtt_1494358487.56.jpg

O Procon Estadual realizou nesta terça-feira (09/05), mais uma etapa da Operação Secos e Molhados, que, desta vez, vistoriou supermercados nos bairros de São Cristóvão e Benfica, ambos na Região Central do Rio de Janeiro. Fiscais da autarquia vistoriaram três supermercados e todos foram autuados.

No Supermercado Campeão, localizado na Rua São Luiz Gonzaga, 308, São Cristóvão, a fiscalização descartou 16kg e 640g de produtos impróprios para o consumo. Dentre eles, os seguintes produtos estavam na área do açougue sem especificação do prazo de validade: 5kg e 500g de linguiça mista, 5kg e 100g de linguiça de frango, 3kg e 50g de linguiça suína e 990g de linguiça de pernil. Os fiscais também descartaram 2kg de queijo bola vencido que se encontrava na câmara de laticínios. O estabelecimento não apresentou à fiscalização o certificado de potabilidade da água. Além disso, os preços do filé de peito e dos miúdos não estavam fixados na área de venda.

Na filial do Extra (Rua São Luiz Gonzaga, 122, São Cristóvão), os fiscais constataram placas informando a limitação da quantidade de produtos em promoção e que o estabelecimento não se responsabilizava por objetos pessoais dos consumidores no interior do mercado ou em veículos deixados no seu estacionamento. A fiscalização determinou a retirada imediata das informações, que contrariam a Lei. Além disso, o piso da câmara congelada estava com rachaduras. Os fiscais deram o prazo de 15 dias para a solução dessa irregularidade, sob pena de interdição.

Já em outra filial do Campeão, localizado na Rua Ana Neri, 39, Benfica, os fiscais constataram que não havia caixa preferencial com 90 cm de largura - impossibilitando a passagem de cadeiras de rodas - e a ausência de duas balanças de precisão, como determina a Lei. A câmara frigorífica estava com tendais enferrujados, produtos empilhados e sujeira. A fiscalização determinou a limpeza imediata e 15 dias para a troca dos tendais.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil