Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua três supermercados em São Gonçalo, Niterói e Maricá nesta quinta-feira

11.05.2017 - 17:14
20170119_124610edt_1494533637.34.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta quinta-feira (11/05), mais uma etapa da Operação Secos e Molhados, que desta vez vistoriou três supermercados de São Gonçalo, Niterói e Maricá, todos a pedido do Ministério Público Estadual. Todos os locais visitados foram autuados e a fiscalização descartou 23kg e 650g de alimentos impróprios para o consumo.

Na filial do MultiMix localizada na Avenida Professor João Brasil, 2.480, Fonseca, Niterói, a fiscalização encontrou 8kg e 750g de salsicha e seis latas de refrigerante (250ml cada) fora do prazo de validade, além de 4kg e 800g de bacon sem especificação da validade. O estabelecimento não apresentou o certificado de potabilidade da água e nem o do Corpo de Bombeiros. Foi dado o prazo de 15 dias para as melhorias das condições de armazenamento e higiene.

No Grand Marché (Supermercado Guerreiro) da Rua Salvatori, 541, Rocha, São Gonçalo, a fiscalização descartou 7kg de pontas de frios, 1kg e 300g de tremona (um grão em conserva semelhante ao grão de bico) e 800g de champignon, todos sem especificação do prazo de validade. O certificado de potabilidade da água do estabelecimento estava vencido e a fiscalização deu prazos de 24 horas para a limpeza da caixa d’água e de 15 dias para a apresentação do laudo, sob pena de interdição. O piso da câmara frigorífica era de concreto. Os fiscais deram o prazo de 30 dias para a adequação, sob pena de interdição. A lei estabelece que os pisos da câmara devem ser lisos.

Já no supermercado Rede Economia localizado na Rodovia Amaral Peixoto, Km 22.5, Maricá, os fiscais descartaram duas unidades (500ml cada)de cerveja vencida e 1kg de carne previamente moída. A câmara estava com piso rachado e com paletes de madeira. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para sanar as irregularidades. O estabelecimento não apresentou o certificado de potabilidade da água. A fiscalização deu um prazo de 15 dias para a apresentação do mesmo.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil