Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / educação para o consumo

Produto altamente tóxico nos alisamentos de cabelos

15.06.2012 - 18:25

O glutaral

A Lei proíbe o uso de produtos químicos tais como o formol. Mas alguns salões estão usando glutaral, substância 10 vezes mais forte, que esteriliza material hospitalar e veterinárioCada vez mais mulheres procuram ter os cabelos mais lisos, e para isso não pensam que podem acabar prejudicando a própria saúde. O formol, por ter alto poder alisador, teve seu uso proibido mas deu lugar a um produto que pode ser até dez vezes mais tóxico que a substância que mantém os cadáveres sadios. O novo produto tem como principal substância o glutaral.Esse produto é extremamente tóxico. É usado na desinfecção hospitalar e veterinária. É tão tóxico que os profissionais que o usam em ambiente hospitalar, por exemplo, devem usar roupas especiais, luvas, capa e máscara especial (aquela indicada para gases químicos pois as comuns não servem) para evitar o contato e a inalação. Além do mais, as unidades de saúde precisam ter registro para usar o produto.Já existe denúncia do uso estético desse material que é usado na desinfecção hospitalar, o glutaral é tão potente que é capaz de esterilizar instrumentos infectados pelo vírus HIV, pelo da hepatite B e pelo bacilo da tuberculose. A utilização como intensificador em alisamentos pode ser desastrosa.

Efeitos

Alguns dos efeitos imediatos são queimaduras no couro cabeludo, coceira, ardência ocular e até pneumonia química. Queimadura no pulmão devido à inalação, que pode levar até à morte. A longo prazo, pode causar câncer e alterações no sistema nervoso central.

Crime

De acordo com dermatologistas, tanto as mulheres que se submetem a alisamentos com o produto quanto os profissionais que manipulam o glutaral correm riscos pois as pessoas passam o glutaral no cabelo e depois usam a prancha sem enxágue. O calor faz com que seja liberado um gás tóxico. Esse produto altera o DNA e é considerado potencialmente cancerígeno. A longo prazo, a inalação desse gás provoca alterações no sistema nervoso central, que podem deixar o raciocínio lento e dificultar a coordenação motora. O uso do glutaral como alisador já preocupa a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Assim como o formol, o glutaral é um conservante e não um alisador e só pode ser empregado em produtos cosméticos na concentração máxima de 0,1%. No caso do formol, esse valor é de 0,2%, afirma a Anvisa. O uso de glutaral como alisador, ou seja, em concentrações maiores do que as permitidas, é ilegal. Há casos em que o cabeleireiro o adiciona ao produto. Isso é crime.

Responsabilidades

Tanto o profissional quando o salão são responsáveis e o estabelecimento pode ser fechado. Há ainda casos em que a indústria burla a legislação e inclui a substância na formulação de alisadores, o que é proibido. Isso está sendo investigado. A ANVISA recomenda solicitar informações ao profissional sobre o produto a ser usado, ler seu rótulo, verificar as substâncias e se há o registro de autorização na embalagem e sempre fazer teste de alergia para evitar problemas posteriores.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil