Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

79ª Conferência Nacional de PROCONs

20.09.2011 - 17:37
79_1347556992.39.jpg

20/09/2011 - 17:37

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça reuniu-se na sexta-feira (16), na cidade do Macapá (Amapá), com representantes dos PROCONs, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas, além de entidades civis para mais um encontro ordinário do sistema nacional.

As reuniões são trimestrais e definem estratégias de atuação de todos os órgãos e entidades que atuam em defesa do consumidor no país. Coordenado pelo DPDC, o sistema nacional trabalha de forma integrada respeitando as diferentes realidades dos estados brasileiros.

O Presidente do PROCON-RJ, José Bonifácio Ferreira Novellino participou do encontro e fez uma avaliação do trimestre:

- O nosso trabalho em defesa do consumidor é unificado e precisa estar sempre evoluindo, para acompanhar as mudanças nas relações entre o mercado e o consumidor.

Os PROCONs de todo o país não agem de forma isolada. O encontro é para analisar a vocação do mercado em cada estado e as mudanças nos hábitos dos consumidores.

A cada trimestre analisamos os desafios da sociedade de consumo e suas transformações que, na maioria, são benéficas para os dois lados. A partir disso é que traçamos novas metas.

Entre os temas discutidos: a regulamentação da energia pré-paga, o combate ao spam, assuntos imobiliários, contratos internacionais de consumo (Resolução Merconsul) e o cadastro positivo com desdobramentos da oficina da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC).
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil