Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE GOVERNO
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 07:00 às 19:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua quatro agências bancárias na Rua do Catete nesta sexta-feira

01.12.2017 - 17:06
site_1512155113.2.jpg

Em nova etapa da Operação Tio Patinhas, realizada nesta sexta-feira (01/12), o Procon Estadual fiscalizou e autuou quatro agências bancárias localizadas na Rua do Catete, Zona Sul do Rio. Em um dos estabelecimentos a espera na fila chegava a 47 minutos.

A agência onde esse problema foi constatado foi a do Banco do Brasil, no n° 244 da Rua do Catete. A demora na fila não preferencial era de 47 minutos e na preferencial, de 36 minutos. A lei estabelece o tempo máximo de espera de 15 minutos em dias normais. O estabelecimento também não aceitava o pagamento de contas de consumo público nos caixas com atendimento presencial e não autenticava os pagamentos no próprio documento. Essas duas últimas irregularidades também foram constatadas no Bradesco, no n° 222, loja A e no Itaú do 347, loja C.

Além de não autenticar os pagamentos nos boletos, a Caixa Econômica Federal, localizada no n° 54, obrigava os clientes que quisessem usar o guarda volumes e depositar uma moeda de um real no armário, que seria devolvida na saída. No entendimento dos fiscais, essa prática restringe o uso do guarda volumes e pode levar o consumidor a passar por uma revista constrangedora dos seus pertences sem necessidade. A agência também tinha menos assentos preferenciais do que o previsto em lei, que é de pelo menos 15, destinados a maiores de 60 anos, gestantes, deficientes e pessoas com criança de colo.

 

Balanço da Operação Tio Patinhas:

1 - Banco do Brasil (Rua do Catete, 244): Tempo de atendimento no caixa prioritário e não prioritário acima do determinado por lei (não prioritário: acima de 47 minutos de espera. Prioritário: acima de 36 minutos). Os pagamentos não são autenticados no próprio documento. Não efetua recebimento de contas de consumo público em caixa com atendimento presencial. Ausência de guarda volumes.

2 - Bradesco (Rua do Catete, 222, loja A): Os pagamentos não são autenticados no próprio documento. Não efetua recebimento de contas de consumo público em caixa com atendimento presencial.

3 - Itaú (Rua do Catete, 347, loja C): Os pagamentos não são autenticados no próprio documento. Não efetua recebimento de contas de consumo público em caixa com atendimento presencial.

4 - Caixa Econômica Federal (Rua do Catete, 54): Os pagamentos não são autenticados no próprio documento. Guarda volumes necessita do depósito de uma moeda de R$ 1 para se guardar os pertences e esta moeda é devolvida após a retirada dos pertences. Tempo de espera superior ao determinado por lei. Assentos prioritários em menor número do que o determinado por lei. De cinco caixas, somente um estava funcionando, gerando muito tempo na espera.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil