Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE GOVERNO
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 07:00 às 19:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua quatro estabelecimentos no Leme e em Copacabana

07.12.2017 - 17:03
site_1512673067.84.jpg

Quatro de cinco estabelecimentos fiscalizados pelo Procon Estadual nesta quinta-feira (07/12) foram autuados pela Autarquia. Essa nova etapa da Operação Ratatouille vistoriou restaurantes, pizzarias, cafés e quiosques no Leme e em Copacabana, Zona Sul do Rio. Os fiscais descartaram um total de 28kg e 500g de alimentos impróprios para o consumo.

Todo o volume de produtos descartados estava no restaurante Da Brambini (Avenida Atlântica, 514-B, Leme) e no Gaia Art & Café (Rua Gustavo Sampaio, 323, loja A, Leme). Somente no primeiro estabelecimento, havia 25kg e 900g de produtos sem especificação da validade. A cozinha do local também estava em más condições de higiene, com restos de alimentos no chão, lixeira sem tampa e com o pedal de acionamento quebrado, ferrugem no freezer, teto rachado e ausência de barreira ou divisória entre as áreas de vestiário, banheiro e cozinha.

Já no Gaia Art & Café, além de 2kg e 600g de alimentos vencidos, os fiscais constataram a falta do certificado de potabilidade da água, problema que também foi identificado no Da Brambini. A Pizzaria Veneziana (Rua Gustavo Sampaio, 410, Leme) e o Quiosque Divo (Avenida Atlântica, 828, Copacabana) foram autuados pelo mesmo motivo: a ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

O único estabelecimento fiscalizado no qual não foram encontradas irregularidades foi o restaurante Marius Degustare (Avenida Atlântica, 290, Copacabana).

 

Balanço da Operação Ratatouille:

1 - Da Brambini (Avenida Atlântica, 514-B, Leme): Produtos sem especificação da validade: 2kg e 400g de frutos do mar, 21kg e 500g de molhos variados e 2kg de carne de porco. Condições precárias de higiene da cozinha: restos de alimentos no chão, lixeira sem tampa e com o pedal de acionamento quebrado, ferrugem no freezer, teto rachado e ausência de barreira ou divisória entre as áreas de vestiário, banheiro e cozinha. Ausência do certificado de potabilidade da água.

2 - Pizzaria Veneziana (Rua Gustavo Sampaio, 410, Leme): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

3 - Gaia Art & Café (Rua Gustavo Sampaio, 323, loja A, Leme): Produtos vencidos encontrados na área de estocagem resfriada: 1kg e 600g de queijo Tofu, 100g de molho Teriaki, 400g de queijo cheddar e 500g de massa de lasanha. Ausência do certificado de potabilidade da água.

4 - Quiosque Divo (Avenida Atlântica, 828, Copacabana): Ausência do certificado do Corp de Bombeiros.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil