Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Fiscais do PROCON autuam 15 estabelecimentos

12.08.2011 - 14:32

Fiscais do PROCON autuam 15 estabelecimentos 12/08/2011 - 14:32

Os fiscais do PROCON-RJ autuaram 15 estabelecimentos, durante a operação DIAS DOS PAIS, em três dias de fiscalização em vários shoppings da cidade. A operação também foi de conscientização de comerciantes e lojistas de como devem apresentar e vender as mercadorias, em geral ofertas para presentes para os pais.

Nenhuma loja foi multada, mas todas as autuações serão acompanhadas pelo departamento de fiscalização do PROCON e, caso não sejam feitos os reparos adequados ao Código de Defesa do Consumidor, esses comerciantes poderão ser multados. PROCON alerta aos consumidores de última hora, que fiquem atentos e observem se as lojas estão com os preços nas mercadorias, tanto nas peças que estão expostas nas vitrines, como nas que estão dentro da loja.

Um dado importante a ser exposto, também nas vitrines, é o valor total para pagamento à prestação. Observem as armadilhas nas promoções em cartões ou pagamentos à vista. Além disso, se a loja não aceitar algum tipo de cartão de crédito ou outra forma de pagamento, deve ser colocado de forma clara, seja na entrada da loja ou no caixa. O consumidor tem que ser avisado de todos esses detalhes, antes de decidir comprar o produto naquele estabelecimento.

O PROCON-RJ alerta que é de extrema importância que o consumidor exija sua nota fiscal no momento da compra, pois este é um documento indispensável em caso de troca ou devolução.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil