Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Manguinhos, Alemão e Rocinha ganham os primeiros jovens líderes comunitários

08.08.2011 - 17:28
direitoconsumidor-procon_1347558541.41.jpg

Manguinhos, Alemão e Rocinha ganham os primeiros jovens líderes comunitários 08/08/2011 - 17:28

A palavra "entusiasmo", derivada do grego e que significa DEUS dentro de si, é a definição mais correta para descrever o estado de espírito de adolescentes e adultos, que participaram da formatura do curso sobre os direitos dos consumidores ministrado pela escola de direito da FGV e o PROCON-RJ.

Os 144 jovens e adultos que concluíram os cursos para "Jovens Líderes" e "Lideranças Comunitárias" receberam os certificados, dia 6 de agosto, durante um evento na Capela Ecumênica da UERJ. Durante o mês de junho, os alunos participaram de seminários, palestras e aulas com especialistas na Escola de Direito da FGV, aos sábados, além de um módulo prático na sede do PROCON-RJ, nas duas últimas semanas, onde conheceram o Código de Defesa do Consumidor (CDC), e também verificaram como são feitos os atendimentos, sempre monitorados pelos profissionais do órgão.

O curso foi uma parceria de sucesso entre o Ministério da Justiça (PRONASCI), Governo do Estado (PROCON-RJ) e a Escola de Direito da FGV. O presidente da mesa e do PROCON-RJ, José Bonifácio F. Novellino, lembrou aos alunos certificados a importância da experiência: - O primeiro passo é a busca pelo conhecimento. E, isso, vocês já fizeram. Cabe agora a cada um utilizar esse conhecimento em benefício da sua família e da sua comunidade. Todos nós aprendemos muito com vocês que são aprendizes. Houve uma troca.

O nosso legado é a certeza de que o consumidor é a mola propulsora do mercado, sem ele nada é feito. A sua força está no conhecimento dos seus direitos e isso só é possível a partir do Código de Defesa do Consumidor, que todos vocês agora têm em suas casas. Saibam utilizá-lo e ensinem aos demais - concluiu Bonifácio. O professor da Escola de Direito da FGV e coordenador do projeto, Ricardo Morishita foi quem usou, durante a cerimônia, a palavra entusiasmo e a sua definição para os formados, e ainda acrescentou:

- A diferença entre os cidadãos não está no dinheiro, mas na capacidade que as pessoas têm de lidar com o conhecimento, ensina Morishita. O evento terá outros desdobramentos como uma exposição de fotografias, no próximo dia 16/08, na biblioteca do parque de Manguinhos, na avenida Dom Hélder Câmara, 1184, em Benfica. As fotos foram produzidas pelos participantes dos cursos durante módulo prático com instrutores da Escola de Direito da FGV.

Os alunos fotografaram algumas lojas do comércio, no Centro, que apresentaram situações que confrontam com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), como a ausência de dados para compra de mercadoria, entre outros.

Na exposição também há registro de lojas que estavam de acordo com as Leis que regem o CDC. Também fizeram parte da mesa dos trabalhos a coordenadora geral de políticas de relação de consumo do Ministério da Justiça, Patrícia Barros, o coordenador do PRODEC e representante da UERJ Walmir Ribeiro, o diretor do PROCON-SP Paulo Arthur Góes, o promotor de justiça Pedro Rubin Fortes.

A entrega dos certificados foi feita pelo coordenador do PROCON-RJ Carlos Alberto Cacau de Brito, o pesquisador da Escola de Direito da FGV Dr. João Paulo Ribeiro e o assessor de projetos do PROCON-RJ Firmino Mota.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil