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Você sabe o que é a ouvidoria dos bancos?

02.08.2011 - 17:02

Você sabe o que é a ouvidoria dos bancos? 02/08/2011 - 17:02

Se o consumidor procurar o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) do banco e não conseguir êxito, deve recorrer à ouvidoria do banco. O departamento existe para melhorar o relacionamento entre bancos e consumidores.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) já tem uma norma tratando das Ouvidorias em Instituições Financeiras. Os Bancos, financeiras e consórcios devem estabelecer ouvidorias com atribuição de atuar como canal de comunicação, entre essas instituições e os consumidores de seus serviços, inclusive para atuar na mediação de conflitos.

Se não houver uma solução satisfatória, o consumidor pode procurar o PROCON. Para maiores informações acesse o site: http://www.bcb.gov.br/?OUVIDBANCOS.

A LEI Lei n. 8078/90 (Código de Defesa do Consumidor) em seu artigo 6°, inciso III ; o Decreto nº 6.523/2008, em seus artigos artigos 3° e 7° ; a Resolução do CMN n° 3.849, de 25 de março de 2010, e a circular do Banco Central do Brasil (BCB) n° 3.501 de 16 de julho de 2010 são as normas que regulamentam o direito do consumidor a essas ouvidorias.

Para pedidos de informação e recebimentos de denúncias ou reclamações, o Banco Central possui os seguintes canais de atendimento: tel.: 0800-979-2345 http://www.bcb.gov.br/?CIDADAO

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