Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua quatro supermercados na Zona Norte do Rio

16.02.2018 - 15:49
IMG_20180216_115429edt_1518803359.03.jpg

O Procon Estadual realizou nesta sexta-feira (16/02) uma nova ação da operação Secos e Molhados, fiscalizando quatro supermercados localizados em bairros na Região da Tijuca e no Riachuelo. Além disso, os fiscais retornaram a cinco estabelecimentos, localizados na Zona Sul, para verificar se as irregularidades apresentadas em Operação realizada anteriormente haviam sido sanadas. Quatro deles corrigiram os problemas. Os demais, assim como todos supermercados, foram autuados pela fiscalização.

Foram descartados mais de 10kg de carne previamente moída que estavam estocadas no Super Prix, localizado na Rua 24 de Maio, 432, no Riachuelo, e na filial do Supermercado Guanabara, localizado na Rua Maxwell, 520, Vila Isabel. A venda de carne desta forma é proibida em todo o estado do Rio, a menos que já venha assim do fornecedor. No Super Prixfoi dado o prazo de 15 dias para a realização de reparos nas suas câmaras frigoríficas. Elas possuíam piso com rachaduras, batente da porta quebrado, porta com ferrugem e pallets de madeira, o que é proibido por Lei.

Campanha De Olho no Preço

A pedido do Ministério Público Estadual, os fiscais constataram que todos os supermercados vistoriados estão participando e fazendo cumprir a Campanha De Olho no Preço. A campanha, que faz parte do termo de ajustamento de conduta assinado pela Defensoria Pública e pela Associação de Supermercados do Rio (Asserj), visa coibir as diferenças entre o preço que está anunciado nos encartes ou nas gôndolas e o preço do produto ao ser passado no caixa. Caso haja algum problema nos estabelecimentos participantes, basta o cliente chamar o gerente assim que perceber a diferença nos preços para retificar o erro e pagar o valor mais baixo apresentado.

Esquentando os Tamborins

Entre os estabelecimentos vistoriados hoje, que sanaram as irregularidades apontadas pelos fiscais na Operação Esquentando os Tamborins, estavam o Manoel Juaquim (Av. Atlântica, 3806 – Copacabana); Martinez (Av. Atlântica, 974 – Copacabana); APA Hotel (Rua República do Peru, 305 – Copacabana) e Crack dos Galetos (Av. Prado Junior, 63 – Copacabana). Já o Hotel Diplomata, localizado na Praça Demétrio Ribeiro, 103, em Copacabana, foi autuado por não cumprir as exigências do auto de constatação lavrado em fiscalização anterior.

Balanço da Operação

1 – Hotel Diplomata (Praça Demétrio Ribeiro, 103 – Copacabana): Ausência de preservativos nos quartos. Ausência de quarto adaptado aos portadores de necessidades especiais. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de tabelas de preços.

2- Guanabara (Rua Maxwell, 520 – Vila Isabel): Problemas estruturais na câmara de carnes: piso com rachaduras, batente da porta quebrado. Porta da câmara de resfriados com ferrugem e pallets de madeira. Havia 7kg e 284g de carne moída e embalada em bandejas expostas no balcão. Prazo de 15 dias para reparo.

3 – Super Prix (Rua 24 de Maio, 432 – Riachuelo): Havia 3kg e 566g de carne moída estocada na máquina de moer carne.

4 – Mundial (Rua Conde de Bomfim, 5 e 7 – Tijuca): Problemas estruturais na câmara fria: teto rugoso e com buracos, pallets de madeira. Prazo de 15 dias para reparo.

5 – Mundial (Rua Santo Afonso, 300 – Tijuca): Problemas estruturais na câmara de laticínios: piso rugoso e com buracos, batente da porta quebrado e sujo. Batente da porta da confeitaria enferrujado. Prazo de 15 dias para reparo.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil