Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua cinco supermercados em Niterói

20.02.2018 - 16:25
IMG_20180220_124400443edt_1519154580.28.jpg

O Procon Estadual realizou nova etapa da Operação Secos e Molhados nesta terça-feira (20/02). A ação decorreu de pedido do Ministério Público do Estado e aconteceu nos bairros de Itaipu, Piratininga, Largo da Batalha e Pendotiba em Niterói. Seis supermercados foram fiscalizados e cinco autuados. Os fiscais descartaram 22kg de produtos impróprios ao consumo.

O Supermarket localizado na Estrada General Castro Guimarães, 771, Largo da Batalha, comercializava frios fatiados com prazo superior ao fixado pelo fabricante. Havia necessidade de limpeza em todas as câmaras frigoríficas do local. As borrachas de vedação das portas das câmaras estavam danificadas, as portas e tendais estavam enferrujados e havia acúmulo de água no chão e nos ralos. Os fiscais deram o prazo de 15 dias para realizar os reparos necessários, sob pena de interdição.

Outras duas filiais do Supermarket, ambas em Itaipu, foram autuadas. A filial da Av. Almirante Tamandaré, 597, não possuía o certificado de potabilidade da água, e a da Av. Everton Xavier, 115, possuía problemas estruturais em todas as câmaras frias: estrado de madeira (que é proibido por Lei), ferrugem das portas e prateleiras, piso quebrado e sujeiras no chão. Além disso, 17kg de azeitonas estavam sem especificação de validade nesta filial.

O Supermercado Real, localizado na Estrada Francisco da Cruz, 6106, em Piratininga, não apresentou irregularidades.

Balanço da Operação Secos e Molhados

1 - Supermarket (Estrada General Castro Guimarães, 771 – Largo da Batalha): Frios fatiados com prazo superior ao fixado pelo fabricante. Necessidade de limpeza em todas as câmaras frigoríficas do local: borrachas de vedação das portas danificadas, as portas e tendais enferrujados e acúmulo de água no chão e nos ralos. Prazo de 15 dias para reparos.

2 – Multimarket (Estrada Caetano Monteiro, 1981 – Pendotiba): Produtos vencidos: 1kg e 400g de patê de salmão, 1kg e 400g de patê de berinjela, 700g de patê de ervas finas, 900g de patê de haddock, 670g de patê de cebola. Ausência de certificado de dedetização.

3 – Real (Estrada Caetano Monteiro, 711 – Pendotiba): Estantes de móveis de madeira na câmara frigorífica permitindo a proliferação de fungos e acúmulo de água. Havia 16kg de frios sem especificação de validade.

4 – Supermarket (Av. Almirante Tamandaré, 597 – Itaipu): Ausência de certificado de potabilidade da água. Prazo de 15 dias para apresentação do documento.

5 – Supermarket (Av. Everton Xavier, 115 – Itaipu): Em todas as câmaras frias havia estrado de madeira, ferrugem das portas e prateleiras, piso quebrado e sujeiras no chão. Prazo de 15 dias para realizar reparos. Produtos sem especificação: 17kg de azeitonas.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil