Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita mercado e descarta 400kg de produtos na Baixada e São Gonçalo

21.03.2018 - 17:05
20180321_101002edt2_1521662622.jpg

O Procon Estadual realizou nova etapa da Operação Secos e Molhados nesta quarta-feira (21/03). Os fiscais vistoriaram 12 supermercados em Bairros de São Gonçalo e nos municípios de Mesquita e Queimados na Baixada Fluminense. Dos 12 supermercados fiscalizados, 10 deles foram autuados. A fiscalização descartou 399kg e 238g de alimentos impróprios ao consumo.

O Supermercado Novo Mundo, localizado na R. Ver. Marinho Hemeterio Oliveira, 150, em Queimados, ficará interditado até sanar todos os problemas apontados pelos fiscais. O supermercado não apresentou alvará de funcionamento e nele havia baratas e moscas, vivas e mortas encontradas na área de preparo de alimentos da padaria. Além disso, as câmaras de congelados e resfriados possuíam piso rugoso e ferrugem nas prateleiras, piso rachado e com buracos na área de preparação de fatiados e laticínios, o ralo estava sem proteção e não era sifonado. A câmara da padaria tinha o piso rachado e remendado. A fiscalização encontrou 22kg e 800g de massa de pizza sem especificação de sua data de validade. Os agentes determinaram o reforço da dedetização e a troca dos ralos que não possuíam proteção contra a entrada de insetos.

Apenas na filial do Supermarket de Alcântara, localizada na Estrada Raul Veiga, 237, os fiscais descartaram 211kg e 600g de produtos impróprios ao consumo. Entre os alimentos, que estavam sem especificação de prazo de vencimento e expostos à manipulação direta do consumidor, havia carnes e linguiças diversas, bacon e ainda 5kg e 600g de carne previamente moída na máquina de moer. As câmaras do açougue apresentavam problemas estruturais, como: piso quebrado e rugoso, teto descascado e com bolor. Havia prateleiras de madeira na câmara de laticínios. Os fiscais deram o prazo de 15 dias para realizar os devidos reparos.Os supermercados Cristal, localizado na Av. Marechal Castelo Branco, 117, em Mesquita e o Grand Marché, localizado na Rua Salvatori, 541, em São Gonçalo, não apresentaram irregularidades.

Balanço da Operação Secos e Molhados

1 – Casa do Sabão (Av. Dr. Pedro Jorge, 119 – Centro, Queimados): Problemas estruturais: nas portas e prateleiras com pontos de ferrugem, piso rugoso e tendais enferrujados na câmaras do açougue e congelados, lixeira com defeito na área de preparo do açougue. Havia 3kg e 800g de carne moída embalada na área de vendas e 6kg de carne armazenada na máquina de moer. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de alvará de funcionamento.

2 – Extra (Rua Dr. Eloy Teixeira, 370 – Centro, Queimados): Problemas estruturais: pequenos buracos na parede e pontos de ferrugem nas prateleiras da câmara da padaria, goteira no teto sobre as caixas com alimentos na câmara de laticínios, fechadura da porta da câmara de carnes com ferrugem, placa de metal na parede do corredor da câmara estava danificada e solta. Prazo de 15 dias para realizar reparos. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de balança de precisão.

3 – Multi Market (Rua Cosmorama, 119 – Mesquita): Produtos vencidos: 838g de fraldinha, 300g de pão de forma. Havia 54kg de carne suína mal armazenada em contato direto com caixas de papelão e sem especificação de validade. Na câmara de salgados havia 7kg e 700g de frios sem especificação de validade. O piso na área da padaria estava quebrado. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água. Ausência de alvará de funcionamento.

4 – Supermarket (Estrada Raul Veiga, 237 – Alcântara): Produtos sem especificação e expostos à manipulação direta do consumidor: 7kg e 600g de bacon, 33kg e 400g de linguiça fina, 18kg de calabresa, 30kg de barriga, 23kg de costela, 24kg de lagarto, 22kg de carré, 13kg de filé de frango, 35kg de linguiça e ainda 5kg e 600g de carne previamente moída na área de moer. Problemas estruturais: piso da câmara resfriada do açougue quebrado, teto descascado e com bolor; chão da câmara de congelados com piso rugoso; prateleira de madeira na câmara de laticínios. Prazo de 15 dias para realizar reparos.

5 – Supermercados Novo Mundo (R. Ver. Marinho Hemeterio Oliveira, 150 – Queimados): Problemas estruturais: câmaras de congelados e resfriados com piso rugoso e prateleiras com pontos de ferrugem; área de preparação de fatiados e laticínios com piso rachado e com buracos, ralo sem proteção e não sifonado; câmara da padaria com piso rachado e remendado. Prazo de 15 dias para realizar reparos. Sem especificação de validade: 22kg e 800g de massa de pizza. Encontradas baratas vivas e mortas, além de moscas na área de preparo de alimentos da padaria. Determinado reforço da dedetização e troca dos ralos que não possuíam proteção. Ausência de alvará de funcionamento. O estabelecimento foi cautelarmente interditado.

6 – Extra (Estrada Raul Veiga, 243 – Alcântara): Ausência de certificado de potabilidade da água. Produto ofertado com a fonte da parcela maior do que a fonte do preço à vista. Problemas estruturais: entrada da câmara de resfriados com piso quebrado; câmara de frios com chão rugoso, rotisserie com chão rugoso, câmara de peixaria com piso quebrado. Prazo de 15 dias para realizar reparos.

7 – Novo Mundo (Rua Paraná, 14 – Mesquita): Problemas estruturais: câmara de congelados com porta enferrujada e prateleiras com pontos de ferrugem; câmara resfriada com pontos de ferrugem por toda a câmara; parede descascada na área de manipulação; porta e prateleiras da câmara da padaria com ferrugem e o chão rugoso. Prazo de 15 dias para realizar reparos.

8 – Multi Market (Rua Olimpia Silva, 638 – Queimados): Produtos vencidos: 15kg de linguiça de pernil. Sem especificação de validade: 2kg e 300g de frango, 2kg e 200g de mocotó, 9kg e 500g de pizza. Havia 5kg e 700g de carne previamente moída. Ausência de caixa adaptado para deficiente físico. Problemas estruturais:porta da câmara do açougue com buracos e ferrugem, piso rugoso e com acúmulo de água, tendais enferrujados; pontos de ferrugem na porta e rodapé das paredes da câmara de salgados; piso rugoso na câmara de laticínios; piso rachado e com buracos na área de manipulação da padaria e utensílios e equipamentos com ferrugem. Prazo de 15 dias para realizar reparos. Ausência de alvará de funcionamento.

9 – Carrefour (Rua Sr. Alfredo Backer, 500 – Alcântara): Produtos com prazo de validade expirado: 24kg de ovo pasteurizado, 1kg de presunto. Presença de pallets de madeira na câmara resfriada.

10 - Casa do Sabão (Rua Emilio Guadagny, 1927 – Mesquita): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros, de dedetização e de potabilidade da água. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de caixa adaptado para deficiente físico. Ausência dos cartazes do Disque 151, Livro de Reclamações e da proibição de venda de bebidas a menores de 18 anos. Problemas estruturais: câmara de carne e laticínios com chão rugoso. Alimentos vencidos: 3kg e 200g de queijo prato, 5kg e 300g de goiabada em contato direto com papelão. Havia 24kg de carré e sobrecoxas misturados e expostos à manipulação direta do consumidor.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil