Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 11 supermercados na Ilha do Governador e em Irajá

23.03.2018 - 16:45
IMG_20180323_104338edt_1521834308.89.jpg

O Procon Estadual realizou nova etapa da Operação Secos e Molhados nesta sexta-feira(23/03). Os fiscais vistoriaram 11 estabelecimentos em Irajá e em bairros da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. Todos foram autuados e 46kg e 592g de alimentos impróprios foram descartados.

Os fiscais encontraram 16kg de mortadela vencida na filial dos Supermercados Mundial da Av. Paranapuã, 1436, em Tauá, na Ilha do Governador. Lá, eles também encontraram prateleiras com pontos de ferrugem na câmara de laticínios e deram o prazo de 15 dias para o reparo. Ainda na Ilha, o Multi Market Empório, localizado na Rua Cambaúba, 404, no Jardim Guanabara, não possuía caixa preferencial adaptado para cadeirantes, não apresentou certificado de potabilidade da água, o Livro de Reclamações e nem ocartaz do telefone e endereço do Procon-RJ. Além disso, o mercado limita a quantidade de compra de cerveja por cliente e não disponibiliza duas balanças de precisão para uso do consumidor. Foram descartados 2kg e 54g de carne moída, 10 pizzas, 250g de margarina e 2kg e 200g de recheio de coco, todos vencidos, além de cerca de 5kg de produtos sem especificação de vencimento entre bolos de pote, massa de pizza e palmito.

Em Irajá, os fiscais encontraramna filial dos Supermercados Guanabara, localizado na Av. Monsenhor Félix, 1213,4kg de mistura para bolo que estavam vencidas. O estabelecimento não possuía alvará de funcionamento e as prateleiras da câmara de congelados do açougue estavam enferrujadas. Outros dois supermercados foram autuados no bairro, o Rede Economia da Rua André Filho, 13, e o Campeão, localizado na Praça Caraguatá. O primeiro não apresentou o certificado de potabilidade da água e o de dedetização estava vencido. No outro, os fiscais descartaram 2 litros de leite vencidos e constataram que o caixa especial não era adaptado a deficientes físicos.

Balanço da Operação Secos e Molhados

1 – Guanabara (Av. Monsenhor Félix, 1213 – Irajá): Produtos vencidos: 4kg de mistura para bolo. Problemas estruturais: prateleiras com pontos de ferrugem na câmara congelada do açougue. Prazo de 15 dias para reparo. Ausência de Alvará de funcionamento.

2 – Mundial (Estrada do Cacuia, 226 – Ilha do Governador): Problemas estruturais: prateleiras com pontos de ferrugem na câmara de salgados e piso rugoso na congelada do açougue e laticínios.

3 – Multi Market Empório (Rua Cambaúba, 404 – Jardim Guanabara): Ausência de caixa preferencial adaptado. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do telefone e endereço do Procon. Ausência de duas balanças de precisão. Mercado limita a quantidade de compra de cerveja por cliente. Carne moída exposta a venda embalada: 2kg e 54g. Sem especificação de vencimento: cinco bolos de pote de 130g cada, 4kg e 120g de massa de pizza, 150g de palmito. Vencidos: 10pizzas, 250g de margarina, 2kg e 200g de recheio de coco.

4 – Supermarket (Rua Capitão Barbosa, 818 – Ilha do Governador): Vencidos: 3kg de recheio, 5kg e 800g de cobertura, 1 kg de mistura estabilizante para bolo. Problemas estruturais: piso com rachaduras e ralo sem proteção na câmara de laticínios, piso com rugosidade e rachaduras e ralo não sifonado na câmara do açougue. Prazo de 15 dias para reparo.

5 – Mundial (Av. Paranapuã, 1436 – Ilha do Governador): Problemas estruturais: prateleiras com pontos de ferrugem na câmara de laticínios. Prazo de 15 dias para reparo. Vencidos: 16kg de mortadela.

6 – Extra (Estrada do Galeão, 2700 – Portuguesa): Problemas estruturais: piso com rugosidade e pontos de ferrugem nas câmaras resfriadas. Prazo de 15 dias para reparo.

7 – Rede Economia (Rua André Filho, 13 –Irajá): Certificado de dedetização vencido. Ausência do certificado de potabilidade da água.

8 – Campeão (Praça Caraguatá, S/N – Irajá): Vencidos: 2 litros de leite. Caixa especial não era adaptado a deficientes físicos.

9 – Mercadeli (Rua Cambaúba, 868 – Jardim Guanabara): Ausência de Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz de proibição de venda de bebidas a menores de 18 anos. Problemas estruturais: área de preparação de alimentos com lixeiras abertas e sem pedal, ralos sem proteção não sifonado. Prazo de 15 dias para reparo. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

10 – Prezunic (Estrada do Galeão, 2 – ilha do Governador): Problemas estruturais: chão com fissuras, teto descascado, forro do portal de passagem para área de manipulação de carnes solto e pontos de ferrugens na câmara de carnes; pallet de madeira, chão rugoso, piso com fissura e pontos de ferrugem na câmara de congelados. Prazo de 15 dias para reparo. Sem especificação de vencimento: 1kg e 690g de aveia, 678g de carne moída.

11 – Assaí (Av. Maestro Paulo Silva, 100 – Jardim Carioca): Ausência do cartaz do telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Problemas estruturais nas câmaras: chão com fissura, pallets de madeira, pontos de ferrugem, chão com buracos e teto descascando. Prazo de 15 dias para reparo.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil