Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Bomba Limpa lacra bombas de posto de combustíveis na Tijuca

03.04.2018 - 16:37
20180403_094851edt_1522784270.85.jpg

A Operação Bomba Limpa, realizada em conjunto pelo Procon Estadual, pela Secretaria de Estado de Fazenda e pela Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado de Governo, fiscalizou dois postos de combustíveis nesta terça-feira (03/04), no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio. Os estabelecimentos vistoriados foram autuados e um deles teve suas bombas de etanol e gasolina lacradas.

O Posto Netinho, localizado na Rua Bom Pastor, 296, teve suas bombas de etanol e gasolina lacradas pelos fiscais. No teste de aferição de 20 litros, o resultado foi de um prejuízo de 1 litro e 728ml a menos de combustível no tanque do consumidor. Já na bomba de gasolina, o cliente pagava por 147ml a menos pelo produto. Além disso, se o motorista quisesse solicitar a aferição da bomba no momento que fosse abastecer, não poderia ter o seu direito atendido, pois o equipamento fornecido pelo estabelecimento estava com defeito. O posto estava com a licença ambiental de operação vencida desde novembro de 2017, não contava com o Livro de Reclamações, nem com o cartaz do Disque 151 e estavam ausentes os preços em alguns produtos a venda.

Já o Posto Barcelos, localizado na Rua São Francisco Xavier, 185, foi autuado pela ausência de preços em seus produtos e também por estar com a licença ambiental de operação vencida desde janeiro deste ano. Ambos tiveram amostras de seus combustíveis recolhidas para análise em laboratório.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil