Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua sete estabelecimentos do Rio entre mercados, restaurantes e padarias

10.04.2018 - 16:29
IMG-20180410-WA0011_1523388570.74.jpg

O Procon Estadual fiscalizou oito estabelecimentos das Zonas Norte, Sul e Centro do Rio nesta terça-feira(10/04). Sete deles foram autuados, entre mercados, padarias e restaurantes.

Entre os supermercados, o Extra (Rua Santana, 157 – Centro) e o Princesa (Rua Senador Vergueiro, 165 – Flamengo) estavam com problemas estruturais nas suas câmaras de armazenagem, como pisos quebrados, ferrugem e defeito na vedação, por exemplo. No primeiro, foram descartados 13kg de doces vencidos. Já no segundo foi constatada a ausência de uma balança de precisão para uso dos consumidores.

A Confeitaria Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 325 – Ipanema) e a Padaria Mariz e Barros (Rua Mariz e Barros, 156 – Praça da Bandeira) também possuiam necessidade de reparo na sua estrutura interna e os fiscais deram o prazo de 15 dias para a adequação às normas de vigilância sanitária. Eles também determinaram a limpeza imediata da Confeitaria Ipanema.

Não foram encontradas irregularidades na filial vistoriada dos Supermercados Mundial (Rua do Matoso, 60 – Praça da Bandeira).

Balanço da Fiscalização

1 - Extra (Rua Santana, 157 – Centro): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização. Ausência de cartaz do Disque 151. Problemas estruturais: câmaras com pisos quebrados, batente da porta e porta com ferrugem, problemas na vedação, furo na parede. Vencidos: 2kg de massa de brigadeiro, 6kg de pasta de doce de leite, 5kg de recheio de chocolate. Não oferece desconto pela não utilização de sacolas plásticas.

2 – Padaria Mariz e Barros (Rua Mariz e Barros, 156 –Braça da Bandeira): Problemas estruturais: ferrugem no rodapé, mofo no portal, piso quebrado. Prazo de 15 dias para reparo.

3 – Taberna da Glória (Rua do Russel, 32 – Glória): Problemas estruturais: piso quebrado, chapa de metal da parte interna da câmara de resfriados solta, ralo não sifonado e sem tela de proteção.

4 – Spoleto (Praia de Botafogo, 400 – Botafogo): Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

5 – Boulos (Av. Rio Branco, 40 – Centro): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização.

6 – Confeitaria Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 325 – Ipanema): Problemas estruturais: pisos quebrados, prateleiras com ferrugem, necessidade de limpeza e reparos na área da cozinha. Prazo de 15 dias.

7 - Princesa (Rua Senador Vergueiro, 165 – Flamengo):Problemas estruturais: câmara de frios e laticínios com batente da porta quebrado e com ferrugem, câmara de congelados com piso quebrado. Ausência de uma balança de precisão.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil