Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua cinco estabelecimentos no Leblon e Ipanema

02.05.2018 - 15:33
20180502_105453edt2_1525285977.12.jpg

O Procon Estadual retornou a estabelecimentos vistoriados nesta quarta-feira (02/05) para conferir se as determinações dos fiscais haviam sido cumpridas. Somente um dos seis estabelecimentos verificados cumpriu todas as exigências e não foi autuado por nenhuma outra irregularidade hoje. Outra equipe realizou uma ação da Operação Bomba limpa em conjunto com a Secretaria de Estado de Fazenda e a Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado de Governo. A ação autuou um posto em Duque de Caxias dos dois postos de combustíveis vistoriados.

Os fiscais retornaram a restaurantes fiscalizados em fevereiro na Operação Esquentando os Tamborins para verificar se as irregularidades apresentadas na ocasião haviam sido sanadas. Apenas a filial do La Mole localizada na Rua Joana Angélica, 159, em Ipanema, resolveu todos os problemas e não foi autuado pelos fiscais. Entre os autuados no Leblon, estavam o Restaurante Bom Viver (Rua General Urquiza, 104), o Alvaro´s Bar (Rua Cupertino Durão, 87) e o Balada Mix (Rua Ataulfo de Paiva, 620). Já em Ipanema, o Galitos Grill (Rua Farme de Amoedo, 62) e o Garnizé (Rua Farme de Amoedo, 52) foram os autuados. Entre as infrações encontradas estavam problemas estruturais e produtos impróprios para o consumo. Os fiscais descartaram 10kg e 250g de alimentos.

Operação Bomba Limpa

Os fiscais vistoriaram o Rede Postinho Vianense no Jacaré (Rua Lino Teixeira, 247) e o Posto Manda Brasa em Duque de Caxias (Av. Brigadeiro Lima e Silva, 1727). Ambos tiveram amostras de combustíveis recolhidas para análise em laboratório, mas somente o Posto Manda Brasa foi autuado. Os fiscais constataram que o certificado de autorização de revenda da ANVISA estava vencido. Além disso, não havia preços em alguns dos produtos expostos à venda e o Livro de Reclamações não estava autenticado.

Balanço de hoje:

1 – Restaurante Bom Viver (Rua General Urquiza, 104 – Leblon): Vencido: 500g de fermento biológico fresco. Sem especificação de validade: 600g de fermento biológico fresco. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

2 – Alvaro´s Bar (Rua Cupertino Durão, 87 – Leblon): Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do Cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do Cartaz do Disque 180 – violência contra a mulher. Problemas estruturais: porta da câmara frigorífica com estante de madeira, chão com fissuras e teto com ferrugem. Cozinha com acúmulo de sujeira. Produtos sem especificação de validade: 2kg de frango cozido, 500g de filé à milanesa, 5kg de batata doce cozida armazenada diretamente no chão. Prazo de 15 dias para reparo.

3 – Galitos Grill (Rua Farme de Amoedo, 62 – Ipanema): Vencidos: 700g de pão de hambúrguer.

4 – Balada Mix (Rua Ataulfo de Paiva, 620 – Leblon): Problemas estruturais: pisos da cozinha e azulejos da parede e teto com fissuras. Produtos vencidos: quatro potes de 250g de fermento em pó.

5 – Garnizé (Rua Farme de Amoedo, 52 – Ipanema):Vencidos: dois potes de 550g de tofu, dois potes de 200g de shimeji, dois potes de 250g de champignon, 900g de pão árabe.

6 -Posto Manda Brasa(Av. Brigadeiro Lima e Silva, 1727, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias):certificado de autorização de revenda da ANVISA estava vencido. Ausência de preços em produtos expostos à venda. Livro de Reclamações sem autenticação.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil