Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 11 lojas do Rio Sul

07.05.2018 - 16:56
IMG_20180507_134902edt2_1525723010.33.jpg

O Procon Estadual realizou nesta segunda-feira (07/05) a primeira ação do ano da Operação Cegonha. O objetivo da operação é vistoriar lojas tendo em vista o Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo. Nesta ação, foram fiscalizadas 24 lojas do shopping Rio Sul, localizado no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio. Dessas, 11 foram autuadas.

A irregularidade mais recorrente encontrada pelos fiscais foi a ausência de preços nas mercadorias expostas à venda. Oito lojas -Usaflex, Renner, Dom Amorim, Imaginarium, Carmen Steffens, Boutique do Papel, Puket e Luidgi Speciale -não exibiam os valores de alguns dos seus produtos.As filiais das lojas Vivo e Carmen Steffens não apresentaram o Alvará de funcionamento.

A filial da World Tennis exibia os preços à vista em tamanho inferior ao preço da parcela no pagamento à prazo, induzindo o consumidor em erro, além de não exibir o cartaz do Livro de Reclamações.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Óticas do Povo, Ponto Frio, Tim, Flytour, Oi, Mercatto, Lacoste, Nextel, Sansonite, Oh!Boy, Taco, Ortobom, Art Walk, Polishop, Mundo Verde e Computer Co.

Balanço da Operação Cegonha

1 – Usaflex: Ausência de Livro de Reclamações autenticado. Ausência de preços em alguns produtos. Ausência de cartaz do telefone e endereço do Procon em local visível.

2 – Renner: Ausência de preços em alguns produtos.

3 – Dom Amorim: Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de preços em alguns produtos. Ausência de cartaz do telefone e endereço do Procon em local visível.

4 – Imaginarium: Ausência de preços em alguns produtos.

5 – Vivo: Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência de cartaz do telefone e endereço do Procon em local visível.

6 – Walter´s Coiffeur: Ausência de cartaz do Livro de Reclamações.

7 – Luidgi Speciale: Ausência de Livro de Reclamações autenticado. Ausência de preços em alguns produtos.

8 – Carmen Steffens: Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de preços em alguns produtos.

9 – World Tennis: Nos cartazes promocionais, os preços à vista estão em tamanho inferior ao preço da parcela, induzindo o consumidor em erro. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações.

10 – Boutique do Papel: Ausência de preços em alguns produtos.

11 – Puket: Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de preços em alguns produtos. Ausência de cartaz do telefone e endereço do Procon em local visível.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil