Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua sete supermercados nas Zonas Norte e Oeste do Rio

15.06.2018 - 16:31
20180615_103136edt2_1529091060.46.jpg

Sete dos oito supermercados fiscalizados pela Operação Secos e Molhados, do Procon Estadual, nesta terça-feira (12/06), foram autuados. Os fiscais estiveram em estabelecimentos localizados na Zona Norte e Oeste do Rio e 36kg e 700g de alimentos impróprios para o consumo foram descartados.

Entre os alimentos descartados, somente no atacadista Makro (Av. Itaoca, 886 – Bonsucesso) estavam vencidos 22kg e 400g de hambúrguer. Na câmara de laticínios do mercado havia com pallets de madeira. Os fiscais descartaram também 6kg e 100g de mistura para bolo vencidas e outros 2kg e 500g sem especificação de data de vencimento no Supermarketda Estrada do Monteiro, 1200, em Campo Grande.No local foram constatados alguns problemas estruturais, como ralos não sifonados e ausência de tela de proteção. Além disso, não foi apresentado o certificado de potabilidade da água.

No Extra Hiper da Av. Cesário de Melo, 3470, em Campo Grande, os fiscais encontraram 700g de nozes vencidas e uma série de problemas estruturais nas áreas internas do estabelecimento. Na área de manipulação de carnes havia piso e ralo quebrado, placa de metal solta e ferrugem no rodapé. Na câmara de peixes o rodapé estava com ferrugem, o cano do sistema de refrigeração quebrado, as prateleiras e o rodapé da câmara de frios e laticínios estavam enferrujadas e havia placas de metal soltas na parede e no rodapé. Não foram apresentados aos fiscais os certificados de potabilidade da água e do Corpo de Bombeiros, além da ausência de duas balanças de precisão.

Não foram encontradas irregularidades no Guanabara da Av. Teixeira de Castro, 78/90, Bonsucesso.

Balanço da Operação Secos e Molhados

1 - Extra (Av. Cesário de Melo, 3470 – Campo Grande): Vencidos: 700g de nozes. Problemas estruturais: piso quebrado, placa de metal solta, ralo quebrado e ferrugem no rodapé na área de manipulação de carnes, câmara de peixes com ferrugem no rodapé e cano quebrado no sistema de refrigeração, câmara de frios e laticínios com ferrugens nas prateleiras e no rodapé, placas de metal soltas na parede e no rodapé. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de duas balanças de precisão.

2 – Intercontinental (Av. Cesário de Melo, 2700 – Campo Grande): Problemas estruturais: câmara de laticínios com buracos no piso, ralos quebrados e sem tela de proteção e lixeira sem tampa com pedal quebrado na área de preparo do açougue, ralo quebrado e sem tela de proteção na padaria.

3 – Makro (Av. Itaoca, 886 – Bonsucesso): Vencidos: 22kg e 400g de hambúrguer. Câmara de laticínios com pallets de madeira.

4 – Prezunic (Estrada do Cabuçu, 1654 - Campo Grande): Problemas estruturais: pallets de madeira na câmara fria e de congelados, placas de metal soltas e com acúmulo de sujeira no rodapé das câmaras de laticínios e hortifrúti, pontas de ferrugem na parede da sala de preparação de congelados, piso com rachaduras na câmara de salgados, rodapé com ferrugem e piso rugoso na área de laticínios.

5 – Rede Economia (Av. dos Democráticos, 798 – Bonsucesso): Problemas estruturais: câmara resfriada com ferrugem na porta, câmara congelada com chão rugoso e ferrugem na porta, câmara do açougue com piso rugoso, buracos e porta e tendais com ferrugem, área de manipulação com piso quebrado e ralo sem tela e enferrujados, área da padaria com fiação exposta, parede quebrada, ralo quebrado e obras em andamento, ausência de tela na janela da padaria. Vencidos: 5kg de leite condensado. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de duas balanças de precisão.

6 – Supermarket (Estrada do Monteiro, 1200 – Campo Grande): Vencidos: 6kg e 100g de mistura para bolo. Sem especificação de validade: 2kg e 500g de mistura para bolo. Problemas estruturais: ralos não sifonados e sem tela de proteção. Ausência de certificado de potabilidade da água.

7 – Vianense (Av. Brasil, 6288 – Maré): Problemas estruturais: câmara resfriada com ferrugem na porta e no rodapé, câmara de congelados do açougue com pallets de madeira e suportes de madeira nas prateleiras. Ausência de duas balanças de precisão.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil