Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua mais 17 agências bancárias nesta quarta-feira

18.07.2018 - 17:47
site_1531946354.18.jpg

O Procon Estadual vistoriou 17 agências bancárias nas zonas Norte e Oeste do Rio nesta quarta-feira (18/07) e autuou todas elas. Uma das irregularidades mais encontradas foi a ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Esse problema foi constatado em 10 estabelecimentos vistoriados.

Um deles foi a agência do Bradesco da Rua Fonseca,240, lojas 151-D e 151-E, Bangu. O local também não tinha cadeira de rodas, e cartazes informativos sobre o Livro de Reclamações, o endereço e o telefone do Procon Estadual, a escala de trabalho dos funcionários e a Lei Municipal 5.254/2011, que determina tempos máximos de espera para o atendimento. A agência também não tinha uma cópia do Código de Defesa do Consumidor.

Uma das irregularidades encontradas no Banco do Brasil da Avenida Monsenhor Félix, 554, Irajá, foi o fato de que o banheiro para uso dos clientes fica em uma área de acesso restrito. Essa e outras 14 agências não autenticavam o pagamento de boletos no próprio documento.

Com a ação desta quarta-feira, chega a 34 o número de agências bancárias autuadas pelo Procon Estadual desde o início da semana.

 

Balanço da Operação:

1 - Bradesco (Rua Fonseca, 240, lojas 151-D e 151-E, Bangu): Ausências de cartaz com a escala de trabalho dos funcionários, do Código de Defesa do Consumidor, do cartaz informando sobre a Lei Municipal 5.254/2011, de cadeira de rodas e dos cartazes do Livro de Reclamações e com o endereço e o telefone do Procon-RJ.

2 - Banco do Brasil (Avenida Monsenhor Félix, 554, Irajá): Ausências de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais e do certificado do Corpo de Bombeiros. Banheiro destinado aos clientes localizado em área restrita. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

3 - Banco do Brasil (Rua Dagmar da Fonseca, 192, Madureira): Ausências de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais, do cartaz informando sobre o Livro de Reclamações, do certificado do Corpo de Bombeiros e do alvará de funcionamento. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

4 - Bradesco (Avenida Brás de Pina, 2.776, Brás de Pina): Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

5 - Bradesco (Estrada do Portela, 175, Madureira): Ausências de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais e do cartaz informando sobre a Lei Municipal 5.254/2011. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

6 - Bradesco (Rua Francisco Real, 1.852, Bangu): Ausências do certificado do Corpo de Bombeiros e do cartaz informando sobre o Livro de Reclamações. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

7 - Bradesco (Rua Rio da Prata, 832, loja A, Bangu): Ausência do cartaz com endereço e telefone do Procon-RJ. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

8 - Caixa Econômica Federal (Rua Carvalho de Souza, 283, Madureira): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

9 - Caixa Econômica Federal (Avenida Monsenhor Félix, 1.094, Irajá): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

10 - Caixa Econômica Federal(Avenida Brás de Pina, 1.991, Vista Alegre): Ausências do certificado do Corpo de Bombeiros, do alvará de funcionamento e da escala de trabalho dos funcionários. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

11 - Itaú (Avenida Brás de Pina, 2.289, Brás de Pina): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

12 - Itaú (Rua Carvalho de Souza, 281, Madureira): Ausências do certificado do Corpo de Bombeiros e de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

13 - Itaú (Rua Doze de Fevereiro, 409-A, Bangu): Ausências de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais, do certificado do Corpo de Bombeirose de guarda volumes. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

14 - Itaú (Estrada do Portela, 41-B, Madureira): Ausência decaixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

15 - Itaú (Avenida Monsenhor Félix, 644, Irajá): Ausências de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais, do certificado do Corpo de Bombeiros e de guarda volumes. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

16 - Itaú (Estrada da Água Grande, 900, Vista Alegre): Ausências de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais e de guarda volumes. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

17 - Santander (Avenida Ministro Ari Franco, 61, loja 71, Bangu): Ausências decaixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais e do cartaz informando sobre a escala de trabalho dos funcionários. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil