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Procon Estadual autua mais 12 agências bancárias nesta sexta-feira

20.07.2018 - 17:08
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Doze das 13 agências bancárias fiscalizadas pelo Procon Estadual nesta sexta-feira (20/07) foram autuadas pela fiscalização. Elas ficam nos bairros de Campo Grande, na Zona Oeste, e Grajaú e Andaraí, na Zona Norte.

Em três delas foi constatado que os consumidores esperam pelo atendimento mais tempo do que o limite de 15 minutos previsto por lei. Todas ficam em Campo Grande: a Caixa Econômica Federal da Avenida Cesário de Melo, 2.400; o Santander do número 2.701 da mesma rua e o Banco do Brasil da Rua Amaral Costa, 72.

O Procon Estadual encerra a semana com 58 agências bancárias fiscalizadas e 57 autuadas. A única neste período na qual não foram encontradas irregularidades foi a Caixa Econômica Federal da Rua Barão de Mesquita, 906, Grajaú.

Fiscais retornam a três estabelecimentos

Os fiscais voltaram a três estabelecimentos que haviam sido autuados anteriormente para verificar se as irregularidades haviam sido corrigidas. As padarias Joia do Grajaú (Rua Professor Valadares, 238) e Ouro Trigo (Rua Juiz de Fora, 4), ambas no Grajaú, solucionaram as irregularidades. Já a padaria Pão.com (Estrada do Monteiro, 643, lojas A, B e C, Campo Grande) foi novamente autuada porque ainda permaneciam irregularidades que não foram sanadas: ralos não sifonados e sem tela de proteção na área da cozinha e da confeitaria e piso e azulejos quebrados na área da cozinha.

 

Balanço da operação:

Bancos

1 - Bradesco (Rua Ernesto de Souza, 13, Andaraí): Ausências de cartaz com a escala de trabalho dos funcionários e de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

2 - Banco do Brasil (Rua Barão de Mesquita, 1.043, loja A, Grajaú): Ausências do Livro de Reclamações e de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

3 - Banco do Brasil (Estrada do Mendanha, 326, Campo Grande): Ausências de guarda volumes, de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais, dos cartazes com o endereço e o telefone do Procon-RJ e do Livro de Reclamações. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Apenas três assentos preferenciais, quando a lei determina um mínimo de 15. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

4 - Santander (Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande): Ausências da cartaz com a escala de trabalho dos funcionários e de caixa eletrônico adaptado. Livro de Reclamações não autenticado.

5 - Bradesco (Estrada do Monteiro, 1.200, loja 102-A, Campo Grande): Ausências dos cartazes do 151 e do que informa sobre a Lei Municipal 5.254/2011. Apenas dois assentos preferenciais, quando a lei determina um mínimo de 15.

6 - Bradesco (Rua Barão de Mesquita, 1.079, Grajaú): Ausências do certificado do Corpo de Bombeiros, do Livro de Reclamações, do alvará de funcionamento, de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais e de banheiro para os consumidores. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

7 - Bradesco (Avenida Cesário de Melo, 8.110, Campo Grande): Ausência do cartaz informativo sobre a Lei Municipal 5.254/2011. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

8 - Bradesco (Rua Barão de Mesquita, 950-B, Grajaú): Ausências do cartaz do Livro de Reclamações, do cartaz informando sobre a escala de trabalho dos funcionários e do certificado do Corpo de Bombeiros. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

9 - Caixa Econômica Federal (Avenida Cesário de Melo, 2.400, Campo Grande): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. O banco tem uma pré-fila para triagem, sem atendimento preferencial, e depois é encaminhado para outra fila com a senha em mãos. O somatório do tempo das duas filas ultrapassou o máximo de 15 minutos previsto em lei. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

10 - Santander (Rua Barão de Mesquita, 647, Andaraí): Ausências de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais e do certificado do Corpo de Bombeiros. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

11 - Banco do Brasil (Rua Amaral Costa, 72, Campo Grande): Ausências do certificado do Corpo de Bombeiros e decaixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. O banco tem uma pré-fila para triagem e depois é encaminhado para outra fila com a senha em mãos. O somatório do tempo das duas filas ultrapassou o máximo de 15 minutos previsto em lei. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

12 - Santander (Avenida Cesário de Melo, 2.701, Campo Grande): Ausências de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais, do cartaz com endereço e telefone do Procon-RJ e do cartaz do Livro re Reclamações. Tempo de espera por atendimento de 24 minutos, acima do máximo de 15 minutos previsto em lei. Não autentica pagamento de boletos no próprio documento.

Retornos

1 - Pão.com (Estrada do Monteiro, 643, lojas A, B e C, Campo Grande): Irregularidades não solucionadas: ralos não sifonados e sem tela de proteção na área da cozinha e da confeitaria e piso e azulejos quebrados na área da cozinha.

2 - Padaria Joia do Grajaú (Rua Professor Valadares, 238, Grajaú): Irregularidades solucionadas.

3 - Padaria Ouro Trigo (Rua Juiz de Fora, 4, Grajaú): Irregularidades solucionadas.
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