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PROCON-RJ dá orientações ao consumidor diante da greve dos bancários

27.09.2011 - 10:53

27/09/2011 - 10:53

A Assembléia dos bancários de Brasília rejeitou aproposta da Fenaban e confirmou nesta terça-feira (27) a greve nacional dos bancários por tempo indeterminado. O PROCON-RJ orienta os consumidores a procurarem caixas eletrônicos, serviços on line ou informe-se por telefone das prestadoras.

Os clientes podem usar ainda como canais alternativos os correspondentes bancários: lotéricas, supermercados etc. Se não houver essa possibilidade os consumidores devem procurar os fornecedores para que viabilizem uma alternativa para o pagamento ou negociem a postergação da data de vencimento da dívida.

Quem tem conta em débito automático não precisa se preocupar.Embora os consumidores não tenham culpa das greves (bancários/ correios) nem tampouco os fornecedores, é importante guardar o protocolo ou até mesmo pedir a gravação da ligação feita para as empresas.

Se não conseguir contato por telefone ou e-mail, faça por escrito. Isto porque, se o cliente procurou o fornecedor e esse não lhe deu opções, não poderá aplicar sobre o valor da fatura juros de mora e a multa, podendo o consumidor comprovar que houve boa-fé da sua parte, na busca por opções de pagamento da dívida.
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