Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 25 estabelecimentos na Zona Sul do Rio

26.07.2018 - 15:03
20180726_100800edtedt_1532628181.69.jpg

Os fiscais do Procon Estadual realizaram nesta quinta-feira(26/07) uma vistoria em estabelecimentos nos bairros da Glória, Copacabana e Ipanema na Zona Sul do Rio. Ao todo, 30 estabelecimentos foram fiscalizados e 25 foram autuados. Houve, no total, um descarte de produtos impróprios ao consumo de 28kg e 500g.

Em Copacabana, somente no Super Prix (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 673), os fiscais descartaram 22kg de coxão mole vencidos e constataram que a câmara da padaria permanecia com ferrugem no rodapé e piso com fissura, identificados na vistoriar anterior. Já em Ipanema, no restaurante Alekrim (Rua Barão da Torre, 247), havia ferrugem e borracha solta no refrigerador, caixa de gordura aberta, janela da área da cozinha sem tela de proteção e fiação exposta na cozinha. Entre os produtos sem especificação de data de validade e mal armazenados encontrados, havia 600g de linguiça, 700ml de leite integral, 930g de pão sem glúten, 1kg e 300g de sanduíche de ricota e 690g de muçarela fatiada.

Já na Glória, no restaurante Amarelinho (Rua da Glória, 190) foram encontrados problemas como lixeira com acionamento de pedal quebrado, ralo sem tela de proteção e base da pia quebrada na cozinha. Entre os alimentos vencidos, havia 2kg e 250g de linguiça e 2 litros e 130ml de cerveja. O restaurante não informava a disponibilidade de água filtrada e gratuita para clientes e não havia cartaz sobre o Livro de Reclamações.

Os seguintes estabelecimentos não apresentaram irregularidades: Amoedo (Rua Barão da Torre, 179 – Ipanema), Peixe Vivo (Rua Toneleiros, 76 – Copacabana), Mega Mate (Rua da Glória, 168 – Glória), Adegão Português (Rua Barão da Torre, 248 – Ipanema), Gringo Café (Rua Barão da Torre, 240 – Ipanema).

Balanço da Fiscalização

1 – Mc Donald´s (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 659 – Copacabana): Ausência do cartaz do Disque 180, do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

2 – Santander (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 661 – Copacabana): Autenticação de boletos em documento diverso. Ausência do caixa eletrônico adaptado. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

3 – Casa Assuf (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 685 – Copacabana): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

4 – Drogaria Max (Rua da Glória, 268 – Glória): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

5 – Itaú (Rua da Glória, 214 – Glória): Autenticação de boletos em documento diverso. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

6 – Follium (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 693 – Copacabana): Ausência de preços em produtos.

7 – Sorvete Alex (Rua Vinicius de Moraes, 146 – Ipanema): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do informativo de disponibilidade de água filtrada e gratuita. Ausência do cartaz do Disque 180, do combate à violência contra a mulher. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização.

8 – Lojas Americanas (Rua da Glória, 190 – Glória): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

9 – Planetoy (Rua Barão da Torre, 247 – Ipanema): Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em produtos.

10 – Amarelinho (Rua da Glória, 190 – Glória): Lixeira com acionamento de pedal quebrado, ralo sem tela de proteção, base da pia quebrada. Vencidos: 2kg e 250g de linguiça e 2 litros e 130ml de cerveja. Ausência do informativo de disponibilidade de água filtrada e gratuita. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

11 – Taberna da Glória (Rua do Russel, 32 – Glória): Piso quebrado na cozinha.

12 – Stubb (Rua Barão da Torre, 247 – Ipanema): Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em produtos.

13 – Super Prix (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 673 – Copacabana): Câmara da padaria com ferrugem no rodapé e piso com fissura. Vncidos: 22kg de coxão mole.

14 – Swisswin (Rua Barão da Torre, 247 – Ipanema): Ausência de preços em produtos. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

15 – Drogarias Pacheco (Rua da Glória, 374 – Glória): Ausência da Lista de Preços de Medicamentos atualizada. Tamanho do preço promocional para cliente especial em tamanho maior que o preço para o cliente comum, induzindo o consumidor em erro.

16 – Bagaggio (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 697 – Copacabana): Ausência de preços em produtos. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

17 – Alekrim (Rua Barão da Torre, 247 – Ipanema): Ferrugem e borracha solta no refrigerador, caixa de gordura aberta, janela da área da cozinha sem tela de proteção, fiação exposta. Produtos sem especificação de validade e mal armazenados: 600g de linguiça, 700ml de leite integral, 930g de pão sem glúten, 1kg e 300g de sanduiche de ricota, 690g de muçarela fatiada.

18 – Big Polis (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 695 – Copacabana): Lixeiras sem pedal, geladeira sem maçaneta dificultando fechamento.

19 – Via Mia (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 706 – Copacabana): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em produtos. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

20 – Santander (Rua da Glória, 318 – Glória): Autenticação de boletos em documento diverso.

21 – Mercadez (Rua da Glória, 348 – Glória): Câmara congelada com piso quebrado e borracha rasgada, porta da câmara resfriada com ferrugem. Ausência do certificado de potabilidade da água.

22 – Spa das Sobrancelhas (Rua da Glória, 268 – Glória): Ausência de preços em produtos. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

23 – Sorvete Brasil (Rua Maria Quitéria, 74 – Ipanema): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Disque 180, do combate à violência contra a mulher. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização.

24 – Havaianas (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 691 – Copacabana): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de alvará de funcionamento. Livro de Reclamações não autenticado.

25 – Foxton (Rua Garcia D´Ávila, 147 – Ipanema): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do cartaz e do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil