Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 19 estabelecimentos na Urca e em Vila Isabel nesta segunda-feira

06.08.2018 - 16:43
IMG_20180806_095902edt_1533584633.28.jpg

O Procon Estadual realizou uma fiscalização nesta segunda-feira (06/08) nos bairros da Urca e de Vila Isabel, na cidade do Rio. Foram descartados 15kg e 200g de alimentos vencidos. No total, 20 estabelecimentos foram vistoriados e apenas um não apresentou problemas.

Os fiscais descartaram 5kg de feijão e 5kg de ameixa seca sem caroço, ambos vencidos, no hortifruti Sabor da Vila (Rua Pereira Nunes, 254 – Vila Isabel). O estabelecimento também não contava com os certificados do Corpo de Bombeiros, de potabilidade da água e de dedetização. Não era exibido o cartaz com telefone e endereço do Procon-RJ e nem disponibilizado o exemplar do Livro de Reclamações.

Já na Urca, estavam vencidos 5kg e 200g de linguiça no Urcasul Jaguar (Rua Marechal Cantuária, 82).

Não foram encontradas irregularidades na Arte e Pão (Rua Pereira Nunes, 233 –Vila Isabel).

Balanço da Fiscalização

1 - Amor Animal (Rua Pereira Nunes, 207 – Vila Isabel): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preço visível em camas expostas à venda. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização. Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de cartaz com os telefones dos órgãos de proteção aos animais. Ausência de certificado de qualificação dos tosadores. Vencidos: três frascos de bioflorais.

2 – Bradesco (Rua Marechal Cantuária, 114 – Urca): Ausência da Lei Municipal 5254/11 afixada em local visível. Ausência do número de assentos para atendimento prioritário determinados na lei. Autenticação eletrônica dos boletos feita em documento apartado. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon.

3 – Santander (Rua Marechal Cantuária, 158 – Urca): Autenticação eletrônica dos boletos feita em documento apartado. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência do número de assentos para atendimento prioritário determinados na lei.

4 – Bazar Urca (Rua Marechal Cantuária, 42 – Urca): Ausência de preços em produtos expostos a venda. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do Livro de Reclamações.

5 – Beach Tour (Av. 28 de Setembro, 226 – Vila Isabel): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

6 – Casa Nostra Barbershop (Rua Marechal Cantuária, 132 – Urca): Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do Livro de Reclamações e do seu cartaz. Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização.

7 – Cristal (Rua Marechal Cantuária, 8 – Urca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em produtos expostos a venda. Ausência da revista de Preço Médio ao Consumidor atualizada.

8 – Darma Mais (Av. 28 de Setembro, 226 – Vila Isabel): Ausência do Livro de Reclamações. No momento da fiscalização não havia farmacêutico no local. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

9 – Eder Roupas e Bazar (Av. 28 de Setembro, 226 – Vila Isabel): Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em produtos expostos a venda.

10 – Fábrica de Bolos (Av. 28 de Setembro, 226 – Vila Isabel): Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

11 – Magazine Milady Joias (Av. 28 de Setembro, 226 – Vila Isabel): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em produtos expostos a venda.

12 – Patas e Penas (Rua Marechal Cantuária, 70 – Urca): Ausência de preços em produtos expostos a venda. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de cartaz com os telefones dos órgãos de proteção aos animais. Ausência de certificado de qualificação dos tosadores.

13 – Sabor da Vila (Rua Pereira Nunes, 254 – Vila Isabel): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do Livro de Reclamações. Vencidos: 5kg de feijão e 5kg de ameixa seca sem caroço.

14 – Shop 34 (Rua Marechal Cantuária, 34 – Urca): Ausência de preços em produtos expostos a venda. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon.

15 – Subway (Rua Marechal Cantuária, 106 – Urca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de dedetização. Lixeira com pedal quebrado.

16 – Tia Lilica (Rua Marechal Cantuária, 102 – Urca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em produtos expostos a venda.

17 – Total Info (Av. 28 de Setembro, 226 – Vila Isabel): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços em produtos expostos a venda.

18 - Urcasul Jaguar (Rua Marechal Cantuária, 82 – Urca): Vencidos: 5kg e 200g de linguiça.

19 – Vó Alzira (Rua Pereira Nunes, 96 –Vila Isabel): Ausência de certificado de dedetização.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil