Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 18 estabelecimentos na Zona Sul

14.08.2018 - 16:33
IMG_20180814_102238edt_1534275191.62.jpg

O Procon Estadual realizou uma ação de fiscalização em 18 estabelecimentos nesta terça-feira (14/08). Todos foram autuados. Os fiscais estiveram realizando a ação em Copacabana e Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, e descartaram 1kg e 200g de alimentos vencidos.

Foram vistoriados e autuados três bancos: uma filial do Itaú (Rua Jardim Botânico, 716), uma do Santander (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 590) e outra do Banco do Brasil (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 588). Todas autenticavam os boletos de cobrança em documento a parte e as agências de Copacabana possuíam quantidade de assentos prioritários inferior ao determinado em lei. Outros problemas encontrados na agência do Banco do Brasil foram: a ausência de escala de serviço dos caixas e demais funcionários, atendimento não realizado por senha numérica e o tempo de espera para atendimento superar o limite estipulado pela lei.

Os alimentos encontrados vencidos, 1kg e 200g de linguiça, estavam na Lanchonete Bibi Sucos da Rua Jardim Botânico, 632.

Balanço da Fiscalização

1 – Vó Alzira (Rua Jardim Botânico, 728 – Jardim Botânico): Ausência de preços em produtos expostos a venda. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

2 – Bibi (Rua Jardim Botânico, 632 – Jardim Botânico): Vencidos: 1kg e 200g de linguiça calabresa.

3 – Di Santini (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 592 – Copacabana): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

4 – Drogaria Max (Rua Jardim Botânico, 720 – Jardim Botânico): Ausência de cartaz com endereço e telefone do Procon-RJ. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do preço de alguns produtos à venda. Revista de Preço Médio ao Consumidor desatualizada.

5 – Drogaria Pacheco (Rua Jardim Botânico, 700 – Jardim Botânico): Ausência de certidão de regularidade. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

6 – Drogaria Venâncio (Rua Jardim Botânico, 726 – Jardim Botânico): Ausência de preços em produtos expostos a venda. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de certidão de regularidade. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

7 – Françoise (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 580 – Copacabana): Ausência de preços em produtos expostos à venda. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz com endereço e telefone do Procon-RJ.

8 – Hits X (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 588 – Copacabana): Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz com endereço e telefone do Procon-RJ.

9 – Itaú (Rua Jardim Botânico, 716 – Jardim Botânico): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Autenticação de boleto feita em documento diverso.

10 – Multi Coisas (Rua Jardim Botânico, 700 – Jardim Botânico): Ausência de preços em produtos expostos à venda.

11 – Mundo Verde (Rua Jardim Botânico, 700 – Jardim Botânico): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização. Ausência de cartaz informando a disponibilidade de água filtrada e gratuita.

12 – Ortobom (Rua Jardim Botânico, 635 – Jardim Botânico): Ausência de preços em produtos expostos à venda. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz com endereço e telefone do Procon-RJ. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

13 – Rustin´s (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 581 – Copacabana): Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz com endereço e telefone do Procon-RJ. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

14 – Santander (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 590 – Copacabana): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência de 15 assentos preferenciais. Autenticação de boleto feita em documento diverso.

15 – Street Shoes (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 582 – Copacabana): Ausência de preços em produtos expostos à venda. Ausência de cartaz com endereço e telefone do Procon-RJ. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

16 – Banco do Brasil (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 588 – Copacabana): Ausência de 15 assentos preferenciais. Autenticação de boleto feita em documento diverso. Atendimento não realizado por senha numérica. Ausência de escala de serviço dos caixas e demais funcionários. Tempo de espera na fila supera o limite estipulado pela lei.

17 – Drogaria Pacheco (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 602 – Copacabana): Divergência de preços do produtos entre gôndola e caixa. Revista de Preço Médio ao Consumidor desatualizada.

18 – Silhueta Infantil (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 581 – Copacabana): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil