Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua todos os 10 estabelecimentos vistoriados nesta quinta-feira

04.10.2018 - 17:02
site_1538683330.82.jpg

Fiscais do Procon Estadual realizaram uma vistoria no Centro do Rio e no bairro da Ilha do Governador, Zona Norte da cidade, nesta quinta-feria (04/10). Todos os 10 estabelecimentos fiscalizados foram autuados. A fiscalização descartou 46kg e 140g de alimentos impróprios para o consumo.

No restaurante Trem do Norte (Rua Praia da Guanabara, 673, lojas A e B - Freguesia - Ilha do Governador), além de problemas estruturais na área da cozinha e 3kg e 500g de alimentos mal armazenados e sem informação da data de validade, os fiscais encontraram um botijão de gás conectado ao forno de pizza. Como não foi apresentado um documento do Corpo de Bombeiros autorizando o uso do botijão, ele que foi lacrado por medida de segurança.

O maior volume de produtos descartados foi encontrado no Bom Grill Restaurante e Lanchonete (Rua de Santana, 199, Centro): 16kg e 200g, entre feijões branco e fradinho, grão de bico, frios, milho em conserva, tomates picados e massa de quiche.

 

Balanço da operação:

1 - Bar Bola Preta (Rua Frei Caneca, 191, Centro): Produtos sem informação da validade: 2kg e 500g de filé de peixe e 900g de carré. Problemas estruturais na cozinha: lixeira com acionamento por pedal quebrado, ralo não sifonado e piso quebrado. Ausências do cartaz com endereço e telefone do Procon-RJ, do cartaz do Disque 180 (telefone de denúncias de casos de violência contra a mulher), do Livro de Reclamações e do respectivo cartaz, do cartaz que informa a disponibilidade de água filtrada gratuita para os clientes, do certificado de potabilidade da água e do alvará de funcionamento.

2 - Bom Grill Restaurante e Lanchonete (Rua de Santana, 199, Centro): Produtos sem informação da validade: 1kg e 800g de feijão branco cozido, 600g de feijão fradinho cozido, 800g de grão de bico preparado, 1kg de frios diversos, 1kg e 500g de milho em conserva, 4kg e 500g de tomates picados e 6kg de massa de quiche. Piso quebrado na cozinha. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

3 - Cantinho do Galeto (Rua Magno Martin, 21, Freguesia, Ilha do Governador): Produtos sem informação da validade: 1kg e 200g de carne seca desfiada, 1kg de frango desfiado, 700g de bacon fatiado e 500g de carne moída. Problemas estruturais na cozinha: piso quebrado e com acúmulo de água, ralo sifonado quebrado, aberto e sem proteção, freezer horizontal com ferrugem e com a porta quebrada, lixeira aberta e sem pedal, tela de proteção para a área de ventilação do teto com buracos, utensílios e equipamentos enferrujados e azulejos da parede com rachaduras. Ausências do certificado de potabilidade da água, do Livro de Reclamações e do respectivo cartaz e dos cartazes do Disque 180 e do que informa a oferta gratuita de água potável para os clientes.

4 - Casa Verde (Rua de Santana, 186, Centro): Produtos sem informação da validade: 1kg de frango desfiado, 2kg de maionese, 4kg de molho de frutos do mar, 900g de ervilha e 3kg e 700g de queijo parmesão. Problemas estruturais na cozinha: piso com buracos, duas lixeiras sem tampa com acionamento por pedais, ralos sem tela de proteção e não sifonados, área externa com acesso à cozinha sem tela de proteção e com a porta aberta e ferrugem nas portas dos freezers do estoque de carne.

5 - Extra (Rua de Santana, 157, Centro): Ausências do certificado do Corpo de Bombeiros e do cartaz do Disque 180.

6 - Gama Donna (Rua de Santana, 156, loja C, Centro): Ausências do certificado do Corpo de Bombeiros, do cartaz do 151, do Código de Defesa do Consumidor, do Livro de Reclamações e do respectivo cartaz e do cartaz que informa a oferta gratuita de água potável para os clientes.

7 - Gaúcho (Rua Vital Fontoura, 65, lojas, B, C e D, Bancários, Ilha do Governador): Produtos mal armazenados e sem informação da validade: 1kg e 200g de espetinho de carne, 800g de linguiça calabresa, 440g de molho para frango e 2kg e 800g de peixe. Problemas estruturais na cozinha: abertura na porta e na janela para área externa sem tela de proteção, parede com revestimento quebrado, piso quebrado com acúmulo de água, lixeira aberta e sem pedal, teto com infiltração e freezers horizontais com ferrugem, tampas quebradas e fiação exposta. Ausências do alvará, do certificado do Corpo de Bombeiros, do Livro de Reclamações e do respectivo cartaz, dos cartazes do Disque 151 e Disque 180 e do cartaz que informa a oferta gratuita de água potável para os clientes.

8 - Petisqueria Martinho (Praia do Jequiá, 33, Ribeira, Ilha do Governador): Na câmara congelada, piso rugoso, parede e teto com pintura descascando e batente da porta de madeira com revestimento soltando. Na área de copa, prateleiras da geladeira com ferrugem.

9 - Planeta da Ribeira (Rua Fernandes da Fonseca, 49, loja A, Ilha do Governador): Problemas estruturais: parede e piso descascando na câmara de congelados. Buracos na tela de proteção da janela da área de preparo de saladas da cozinha. 2kg e 800g de moela cozida vencida. Ausência do alvará.

10 - Trem do Norte (Rua Praia da Guanabara, 673, lojas A e B, Freguesia, Ilha do Governador): Problemas estruturais na área da cozinha: piso quebrado, lixeira aberta e sem pedal, azulejo quebrado na parede e acúmulo de gordura em equipamentos como fogão e coifa. Produtos mal armazenados e sem especificação da validade: 1kg e 500g de presunto cozido, 100g de linguiça calabresa, 600g de molho de tomate, 1kg de frango desfiado e 300g de aipim cozido. Ausências do certificado do Corpo de Bombeiros, do Livro de Reclamações e do respectivo cartaz, dos cartazes do Disque 151 e do Disque 180 e do cartaz que informa a oferta gratuita de água potável para os clientes. Foi encontrado na cozinha um botijão de gás conectado ao forno de pizza. O botijão foi lacrado por medida de segurança, uma vez que não foi apresentado documento do Corpo de Bombeiros autorizando o uso do mesmo.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil