Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua cinco lojas em Ipanema

15.10.2018 - 15:20
20181009_103423edt2_1539627641.01.jpg

O Procon Estadual realizou uma ação de fiscalização nesta terça-feira (09/10) em Niterói, São Gonçalo, Ipanema, Flamengo e na Taquara, em Jacarepaguá. Os fiscais estiveram em 19 locais e autuaram 16 deles.

Em Ipanema, os fiscais autuaram todas as cinco lojas de grifes famosas vistoriadas, todas localizadas na Rua Garcia D'Ávila. A Louis Vuitton (nº 114), por exemplo, não tinha o certificado do Corpo de Bombeiros,o Livro de Reclamações com o CNPJ correto nem o cartaz com telefone e endereço do Procon-RJ.Além disso, não havia preços visíveis em alguns produtos.

As outras lojas de Ipanema autuadas foram Ellus (nº 73), Lenny Niemeyer (nº 149), Restoque (nº 118) e Richards (nº 69). Algumas irregularidades encontradas nesses estabelecimentos foram ausência do certificado do Corpo de Bombeiros, de preços visíveis nos produtos à venda e do cartaz do Livro de Reclamações.

Os fiscais encontraram produtos sem especificação de data de validade na filial do Mundo Verde na Taquara (Estrada do Tindiba, 2089). Foram descartados20kg de banana passa,14kg e 500g de semente de girassol e 12kg de bicarbonato de sódio. O local não contava com cartaz com o telefone e endereço do Procon-RJ e o certificado do Corpo de Bombeiros.

Dois mercados foram autuados por apresentarem problemas estruturais. O Grand Marché, em São Gonçalo, (Av. Alzira Vargas, 6), estava com o piso da câmara de congelados com buracos, porta, parede e rodapé com ferrugem. Já em Niterói, o Multimarket (Rua Desembargador Lima Castro, 12) estava com o piso quebrado na área do açougue e piso rugoso na câmara de laticínios.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Clínica Boa Visão (Rua Feliciano Sodré, 63 – Centro), Posto Holiday (Rua Dr. Alberto Torres, 2678 – São Gonçalo), Supermercado Pão de Açúcar (Rua Doutor Paulo Alves, 42 – Niterói).

Balanço da Operação:

1 – Ellus (Rua Garcia D´Ávila, 73 – Ipanema): Ausência de preços visíveis em determinados produtos. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

2 – Empório Natural (Estrada do Tindiba, 1866 – Taquara): Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

3 – First Class (Estrada do Tindiba, 1983 – Taquara): Ausência de preços visíveis em determinados produtos. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

4 – Grand Marché (Av. Alzira Vargas, 6 – São Gonçalo): Piso da câmara de congelados com buracos, porta, parede e rodapé com ferrugem.

5 – Hortifruti (Rua Marquês de Abrantes, 192 – Flamengo): Vencidos: 4kg e 272g de costela. Problemas estruturais: piso em cimento, ralos sem tela de proteção.

6 – Lenny Niemeyer (Rua Garcia D´Ávila, 149 – Ipanema): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços visíveis em determinados produtos. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações.

7 – Lojas Americanas (Estrada do Tindiba, 1973 – Taquara): Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

8 – Louis Vuitton (Rua Garcia D´Ávila, 114 – Ipanema):Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços visíveis em determinados produtos. Ausência do Livro de Reclamações com o CNPJ correto. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

9 – Multimarket (Rua Desembargador Lima Castro, 12 – Niterói): Piso quebrado na área do açougue e piso rugoso na câmara de laticínios.

10 – Mundo Verde (Estrada do Tindiba, 2089 – Taquara): Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Sem especificação de validade: 14kg e 500g de semente de girassol, 20kg de banana passa, 12kg de bicarbonato de sódio. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

11 – O Boticário (Estrada do Tindiba, 2033, lj D – Taquara): Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

12 – Ortobom (Estrada do Tindiba, 2033, lj C – Taquara): Ausência de preços visíveis em determinados produtos. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

13 – Pegale (Estrada do Tindiba, 2263, – Taquara): Ausência de preços visíveis em determinados produtos. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência da Revista Preço Médio ao Consumidor.

14 – Restoque (Rua Garcia D´Ávila, 118 – Ipanema): Ausência de preços visíveis em determinados produtos. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

15 – Richards (Rua Garcia D´Ávila, 69 – Ipanema): Ausência de preços visíveis em determinados produtos. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

16 – Sugary (Estrada do Tindiba, 1886 – Taquara): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Livro de Reclamações não autenticado. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz que informa a disponibilidade de água potável gratuita. Vencidos: 920g de mistura para bolo, 380g de açúcar impalpável, 170g de coco ralado, 200g de açúcar.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil