Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

O bom brinquedo

03.10.2011 - 16:49
Brincadeiras-antigas-e-atuais_1347652806.16.jpg

03/10/2011 - 16:49

Para a criança o que importa é o gesto e a surpresa, não comprometa o seu orçamento com promessas impossíveis. Brinquedo sério é aquele que educa a criança para uma vida saudável, livre, solidária, onde o companheirismo e a amizade sejam os pilares básicos.

Evite brinquedos e jogos que estimulem condicionamentos e padrões discutíveis, como discriminação racial, sexual, religiosa e social. Através dos brinquedos é que começamos o aprendizado das técnicas, o funcionamento e o conhecimento do mundo que nos rodeia.

Existem brinquedos para todas as faixas etárias, quanto mais adequado à idade da criança, mais útil ele é. O bom brinquedo estimula a imaginação e desenvolve a criatividade.

Brinquedos que ensinam apenas a repetir mecanicamente o que os outros fazem são prejudiciais, irritantes e sem resultados positivos. Morte, guerra, tiros, sangue ajudam a criar uma mentalidade onde a violência passa a ser normal. Brinquedos que tem esse único objetivo fazem parte do mundo onde a paz é vista como um sinal de fraqueza.

Não há nada de errado em brincar de grandes aventuras, mas os brinquedos utilizados em momentos de "perigo" ou conflito com algum adversário como as armas, facas, etc. é que podem ser evitados. Veja bem, o seu pequeno herói será uma pessoa adulta amanhã.

O mesmo vale para as meninas que também devem ser estimuladas em brincadeiras inteligentes. Não que a casinha de bonecas, a pequena cozinha, as bonecas da moda estejam erradas. Tudo isso é válido e estimula as futuras administradoras de lares. Entretanto, as meninas também devem ganhar jogos de competições e estimulantes, que ajudem as futuras profissionais em seu desempenho no mercado de trabalho.

No final das contas ou das compras, o bom brinquedo deve vir sempre acompanhado de um abraço carinhoso e daquele beijo que traduza o seu amor pelos pequenos. Esse gesto a criança nunca esquece.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil