Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua mais sete docerias e confeitarias nesta terça-feira

13.11.2018 - 16:41
site_1542134359.79.jpg

Em uma nova etapa da Operação Cosme e Damião, o Procon Estadual fiscalizou, nesta terça-feira (13/11), dez docerias e confeitarias nas zonas Norte e Sul da cidade do Rio. Sete deles foram autuadas. Os fiscais encontraram 27kg e 300g de alimentos impróprios para o consumo, que foram descartados.

Entre os 14kg e 300g de produtos vencidos ou sem informação do prazo de validade encontrados na Mania de Torta (Rua Xavier da Silveira, 45, loja B, Copacabana) estavam recheios de frango e de amora, presunto e queijos prato e parmesão, entre outros. Já na confeitaria Tia Solange (Avenida Guilherme Maxwell, 522, Bonsucesso), foram encontrados três botijões de gás, sendo um engatado e em uso e dois armazenados na área da cozinha, sem a autorização do laudo do Corpo de Bombeiros. Os fiscais determinaram a retirada imediata dos botijões e a entrada de gás foi lacrada.

Três estabelecimentos não apresentaram irregularidades: Brigadeiros Fabiana D'angelo (Avenida Ataulfo de Paiva, 270, Leblon), Kopenhagen (Rua Itapera, 500, loja 310, Irajá - Shopping Via Brasil) e Lecadô (Avenida Vicente de Carvalho, 909, loja 103, box 13, Vicente de Carvalho - Carioca Shopping).

 

 

Resumo da Operação Cosme e Damião:

1 - Frances Chocolates (Rua Siqueira Campos, 43, 2º e 3º andares, Copacabana): Problemas estruturais na área de preparo: Lixeiras sem tampa e com acionamento por pedal quebrado, geladeira com pontos de ferrugem, área de acesso ao escritório sem proteção por divisórias e piso quebrado. Ausências dos certificados de potabilidade da água e do Corpo de Bombeiros.

2 - Feito com Carinho (Avenida Brasil, 22.155, loja 109, Guadalupe - Shopping Jardim Guadalupe): Produtos vencidos: 6kg de salgado de queijo com alho e 5kg de salgado de provolone. Borracha da geladeira do balcão solta. Ausência do cartaz do Disque 180 (telefone para denúncias de casos de violência contra a mulher).

3 - Lecadô (Avenida Brasil, 22.155, loja 204, Guadalupe - Shopping Jardim Guadalupe): Ralo não sifonado e sem tela de proteção.

4 - Mania de Torta (Rua Xavier da Silveira, 45, loja B, Copacabana): Produtos vencidos: 2kg de recheio de amora e 1kg e 500g de gel de brilho neutro. Produtos sem informação da validade: 1kg e 700g de presunto, 3kg e 200g de massa de tortelete, 2kg e 500g de recheio de frango preparado, 800g de queijo parmesão e 2kg e 600g de queijo prato. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

5 - Rapoport's Docetteria (Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 664, Copacabana): Ausências dos certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água e dos cartazes do Livro de Reclamações, do 151, do 180 e do que informa a oferta gratuita de água potável para os clientes. Produtos sem informação da validade: 1kg de abacaxi em calda preparado e 1kg de peito de frango cozido.

6 - Tia Solange (Avenida Guilherme Maxwell, 522, Bonsucesso): Ausências do certificado do Corpo de Bombeiros, do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz, dos cartazes do 151 e do 180 e do que informa a oferta gratuita de água potável para os clientes. Foram encontrados três botijões de gás, sendo um engatado e em uso e dois armazenados na área da cozinha sem a autorização do laudo do Corpo de Bombeiros. Foi determinada a retirada imediata dos botijões e a entrada de gás foi lacrada.

7 - Torta&Cia (Rua Gilberto Cardoso, s/nº, loja 15, Leblon): Ausências do certificado de potabilidade da água e de preços em produtos à venda.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil