Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

PROCON-RJ nas comunidades

07.10.2011 - 17:45

07/10/2011 - 17:45

A primeira edição do projeto "PROCON/RJ nas comunidades" acontece no dia 29 deste mês, nas comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia. O diretor jurídico do PROCON-RJ Dr. Carlos Edison Monteiro, o Dr. Firmino Mota, o Mestre Ricardo Morishita da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas e Defensora Pública Larissa Davidovich - coordenadora do NUDECON - estiveram em São Paulo (4/10), discutindo os últimos detalhes técnicos e logísticos do projeto, com representantes de vários bancos e diretores da FEBRABAN.

O projeto vai levar aos moradores uma série de serviços e orientações jurídicas relacionados aos bancos, empresas de telefonia e concessionárias de serviço público, entre outros. O projeto é o resultado de um estudo sobre as principais reclamações de cidadãos que residem em várias comunidades do Rio.

A lista das empresas que participam no projeto é também o resultado dessa pesquisa de campo, feita em parceria com a FGV e o NUDECON. As principais reclamações dos moradores são as dificuldades de renegociação de dívidas bancárias, cancelamento de serviços e cobranças indevidas.

Para o consumidor resolver essas e outras questões pendentes, é necessário que no dia da triagem, 15 de outubro, ele leve os documentos pessoais e os recibos, boletos ou contratos referentes ao problema.

Os bancos Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Santander, as empresas de telefonia Oi, Claro, Tim, Vivo, as concessionárias Light e CEDAE, integram a lista de empresas que vão participar. O diretor jurídico do PROCON/RJ Carlos Édison Monteiro acredita que a integração de todos será vital para o sucesso do projeto.

- O projeto é inovador e revolucionário e toda a equipe do PROCON está mobilizada. O projeto abriu uma nova possibilidade na solução de conflitos consumeristas, baseados em uma negociação transparente e na confiança recíproca, finaliza Carlos Édison Monteiro.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil