Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ autua nesta sexta-feira lojas da Rua Uruguaiana, no Centro do Rio

16.11.2018 - 17:04
Di_Santinni_1542395089.16.jpg

O Procon-RJ vistoriou estabelecimentos no Centro da cidade do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (16/11). Foi a primeira etapa da Operação Entre Morros, com foco na vistoria do comércio da tradicional Rua Uruguaiana. Entre os 10 estabelecimentos vistoriados, metade apresentou irregularidades. Somente uma loja fiscalizada não era localizada na rua Uruguaiana: uma filial das Lojas Americanas (Rua do Ouvidor, 175, Centro), autuada pela ausência de preços expostos à venda na vitrine e no interior da loja.

Dos cinco estabelecimentos autuados, três não apresentaram o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros: Mercatto (Rua Uruguaiana, 23), Di Santinni (Rua Uruguaiana, 31) e Bijou Baby (Rua Uruguaiana, 43). A Di Santinni também não tinha à vista o cartaz informando sobre a presença do Livro de Reclamações e não havia preços expostos em produtos à venda no interior da loja. E na Bijou Baby o Livro de Reclamações não estava autenticado pelo Procon-RJ.

Os estabelecimentos nos quais os ficais não encontraram irregularidades foram: Casa Video (Rua Uruguaiana, 35), Casas Bahia (Rua Uruguaiana, 05), Drogaria Pacheco (Rua Uruguaiana, 27), Óticas Diniz (Rua Uruguaiana 11) e Tele-Rio (Rua Uruguaiana, 13).

O nome da operação é uma referência ao fato da Rua Uruguaiana ter surgido para ligar a Lagoa de Santo Antônio (onde hoje se encontra o Largo da Carioca) com a Baia de Guanabara, passando entre os morros da Conceição e de São Bento.

Balanço da Operação Entre Morros:

1 – Lojas Americanas (Rua do Ouvidor, 175): Ausência de preços expostos em produtos à venda na vitrine e no interior da loja.

2 – Mercatto (Rua Uruguaiana, 23): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

3 – Bijou Baby (Rua Uruguaiana, 43): O Livro de Reclamações não estava autenticado pelo Procon-RJ. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

4 – Di Santinni (Rua Uruguaiana, 31): Ausência de cartaz informando sobre a presença do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços expostos em produtos à venda no interior da loja.

5 – Drogaria Pop (Rua Uruguaiana, 19): Ausência de preços visíveis expostos nos produtos à venda na vitrine da loja. Ausência de um exemplar atualizado da revista do Preço Médio ao Consumidor
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil