Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

PROCON: MANUAL DO CONSUMO SUSTETÁVEL

26.06.2012 - 18:18
Sem_título-10_1345208508.69.jpg

O meio ambiente não pode mais esperar e o PROCON-RJ, que fez a sua parte no evento RIO+20 no sábado (23), no Parque dos Atletas em Jacarepaguá, já está finalizando o "MANUAL DO CONSUMO SUSTENTÁVEL" que estará à disposição neste site, na 2ª quinzena do próximo mês. O encontro realizado no pavilhão do governo do Estado do Rio reuniu dezenas de pessoas que foram assistir à palestra sobre o "Consumo Sustentável: A função Socioambiental das relações de Consumo".

Ao final dos trabalhos o público presente participou dos debates, incluíndo os alunos de Direito das Faculdades Cândido Mendes e da Universidade, que fizeram várias perguntas relacionadas ao tema. Na presidência da mesa de discussões o Diretor Jurídico do PROCON-RJ Dr. Carlos Edison Monteiro ao lado da Dra. Maria Rachel Coelho conduziram os debates, além das convidadas palestrantes: Dra. Maria Lucia Alves de Oliveira, Coordenadora do PROCON de Araruama, e a Vereadora Rosana Gradeazabal, representando o prefeito da cidade Andre Mônica Luiz Silva.

Entre outros temas que foram desenvolvidos, o Dr. Carlos Edison Monteiro chamou atenção para a função socioambiental das relações de consumo.

- A participação do consumidor é que dá o respaldo necessário para o nosso trabalho no PROCON-RJ. A consciência da necessidade de preservação do planeta, a finitude dos recursos naturais e a busca por fontes renováveis, são ditames dos valores ambientais e da dignidade humana. Sair do campo das discussões e partir para o trabalho efetivo junto ao consumidor é a nossa meta, afirmou o Dr. Carlos Edison Monteiro.

A autora do projeto "MANUAL DO CONSUMO SUSTENTÁVEL" a Dra. Maria Raquel, responsável pela Educação para o Consumo do PROCON-RJ e também no site oficial do órgão, acredita que o evento pode alcançar o objetivo almejado.

- Uma de nossas maiores conquistas na Rio+20 foi a inclusão de padrões de produção e consumo sustentáveis no documento final. Mas o que nós, cidadãos comuns, devemos fazer para modificar essa tendência de degradação da natureza e construir um futuro de sustentabilidade econômica, social e ambiental que queremos? A resposta é essa: modificar nosso comportamento como consumidores. A sociedade precisa refletir sobre os impactos do consumo na degradação do meio ambiente, argumentou Dra Maria Raquel.

 

A salvação do planeta

O planeta pode ser salvo a partir da mudança de comportamento na hora em que se adquire um produto ou serviço. O problema não está apenas nas matas, no mar ou no lixão, ele começa em casa e vai direto para o planeta terra, que acaba devolvendo esse problema a você.

Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humana." Sendo assim, vamos pensar antes de consumir.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil