Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Bomba limpa interdita posto em Cascadura

22.02.2019 - 17:23
20190222_115210EDT_1550866986.53.jpg

Nesta sexta-feira (22/02), os fiscais do Procon Estadual e da Operação Barreira Fiscal, ligados à Secretaria de Estado de Governo e Relações Institucionais, realizaram uma nova ação da Operação Bomba Limpa feita em conjunto com a Secretaria de Estado de Fazenda. Foram cinco postos de combustíveis vistoriados: dois na Zona Norte do Rio e três em Teresópolis, região serrana. Um deles teve seu gerente conduzido à Delegacia de Serviços Delegados pelos fiscais da Operação Barreira Fiscal. Outros dois postos foram notificados.

No ato da fiscalização no Posto Diego (Av. Dom Helder Câmara, 10295, Cascadura), o estabelecimento estava em funcionamento normal apesar de haver obras com britadeiras na pista de abastecimento. Além disso, um dos extintores das bombas de combustível estava descarregado. Visando à segurança do consumidor, os fiscais realizaram a interdição do posto até que apresentem à Autarquia a licença de obras e que todos os extintores estejam aptos ao uso. Dois bicos de gasolina foram lacrados pois, no teste de 20 litros, apresentaram 1,62 litros e 2,19 litros abaixo do limite de erro permitido. Por essa irregularidade, o gerente do posto foi conduzido à delegacia pelos fiscais da Operação Barreira fiscal. O estabelecimento também não precificava suas mercadorias e não apresentou licença de operação.

Já o Posto Bravo de Teresópolis (Estrada Teresópolis Friburgo, s/n, km 12) estava com a Licença de operação vencida desde 2015, além de não possuir os cartazes do Livro de Reclamações e o que informa o telefone e endereço do Procon-RJ. O Posto Central da Abolição (Av. Suburbana, 7240, Abolição), devido à ausência de preços, foi orientado a colocar imediatamente os preços dos produtos expostos à venda.

Não apresentaram irregularidades: Posto Vale Feliz (Estrada Teresópolis Friburgo, s/n km 3,5 - Vale Feliz, Teresópolis) e Posto Qualimax (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 6,5).

Operação Roleta Russa

Os fiscais do Procon Estadual realizaram nesta madrugada de quinta-feira para sexta-feira (22/02) uma ação da Operação Roleta Russa. A fiscalização vistoriou ônibus de turismo na garagem da Viação 1001(Rua Monsenhor Raeder, 146, Barreto, Niterói). A fiscalização visou orientar e solucionar problemas encontrados de forma imediata para garantir a segurança do consumidor, tendo em vista o aumento da utilização deste no período de carnaval.

A empresa contava com uma frota de 60 ônibus alocados na garagem e teve o total de 36 carros fiscalizados. Não apresentaram irregularidades 27 veículos. Os nove ônibus com irregularidades encontradas tiveram seus problemas corrigidos durante o ato de fiscalização. Os problemas encontrados foram: luz de ré queimada, farol alto queimado, farol de milha queimado e sinal sonoro da ré inoperante.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil